NOTICIAS
O Parque D. Pedro Shopping estreiou a oitava edição do projeto Conexão Cultural, evento musical que oferece shows gratuitos de música popular e concertos de música erudita. A primeira atração do ano será a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP), que pode ser vista a partir das 19h30 na praça de alimentação.
O repertório da apresentação será formado por temas de cinema. Estão programadas as trilhas sonoras de filmes clássicos, como E O Vento Levou, Cinema Paradiso, A Pantera Cor-de-Rosa, Sete Homens e um Destino, Cavaleiro Solitário e Moon River, entre outros.
A Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, fundada pelo alemão Marx Bartsch há 72 anos, é a segunda orquestra mais antiga do Brasil. A OSRP desenvolve e participa de importantes projetos que difundem a música erudita. Atualmente tem como regente titular o maestro Cláudio Cruz, ganhador do Prêmio Carlos Gomes e do Grammy Latino em 2002, como camerista, e em 2006, como solista instrumental e estava completando 43 anos de vida. Claudio Cruz morou em Campinas, foi maestro da Sinfônica de Campinas, relembrou a última vez que Carlos Gomes teve ópera encenada em Campinas que foi em setembro de 2004 com a ópera O Escravo. Ontem falou do grande carinho que tem por Campinas, pela Sinfônica de Campinas e do grande compositor Carlos.Gomes que ele tanto admira e divulga em seguida tocou a abertura da Ópera O Guarani
Até o final do ano, o Conexão Cultural receberá mais cinco atrações: o cantor e compositor maranhense Zeca Baleiro, um dos artistas mais versáteis do cenário atual da MPB; Mariana Aydar e Céu, novas vozes femininas que caíram na graça da crítica e do público; o Ballet Stagium, companhia de dança com 30 anos de história; e o musical infantil Pequeno Cidadão, projeto que reúne os músicos Arnaldo Antunes, Edgard Scandurra, Taciana Barros e Antonio Pinto.
O projeto
Referência de Cultura na região de Campinas, o Conexão Cultural traz todos os anos atrações de música erudita, dança, musicais infantis, além de nomes da música popular brasileira. Em oito anos de trajetória, o projeto soma mais de 60 espetáculos e uma média de público de 1,5 mil espectadores por apresentação.