• NOTICIAS

      17/03/2010 | ABAL Campinas - Encontros Musicais 1010

      Dentro da série “Encontros Musicais”, atingindo na próxima sexta-feira, dia 19, o recital no. 1010, a ABAL Campinas apresenta “Dois Sopranos e Dois Pianistas na Sala”, com as cantoras Laura Duarte e Nádia Zanotello, mais os pianistas Diego Munhoz e Gabriel Longuinhos. , estando o programa assim organizado: Franz Schubert (1797-1828), “Gretchen am Spinnrade” (Nádia); Franz Schubert, “Du bist die Ruh” (Laura), Felix Mendelssohn-Bartholdy  (1809-1847), “Herbstlied” (Laura e Nádia), Léo Delibes (1836-1891), “Les filles de Cadix” (Nádia), Gabriel Fauré (1845-1924), “Claire de lune” (Laura), Gabriel Fauré, “Après un rêve” (Laura), Alberto Nepomuceno (1864-1920), “Trovas” (Nádia), Claudio Santoro (1919-1989), “Acalanto da rosa” (Nádia), Heitor Villa-Lobos (1887-1959), “Cair da tarde” – Floresta Amazônica  (Nádia), Heitor Villa-Lobos, “Tarde azul” – Floresta Amazônica (Laura), Heitor Villa-Lobos, “Lundu da Marquesa de Santos” (Laura), Heitor Villa-Lobos, “Cantilena” – Bachianas Brasileiras nº. 5 (Laura), Jacques Offenbach (1819-1880), “Elle a fui, la tourterelle” – Les Contes d’Hoffmann (Nádia), Charles Gounod (1818-1893), “Je veux vivre” – Roméo et Juliette (Laura), Georges Bizet (1838-1875), “Je dis que rien ne m’épouvante” – Carmen (Nádia), Giuseppe Verdi (1813-1901), “Caro nome” – Rigoletto (Laura) e Giacomo Puccini (1858-1924),  “Donde lieta uscì” – La Bohème (Nádia).

       

      Laura Duarte, soprano, começou a estudar Canto Lírico em 2006, aos 17 anos, com o soprano Elisabete Almeida no conservatório Carlos Gomes de Campinas, onde também freqüentou aulas de teoria musical. No ano seguinte ingressou no Bacharelado em Canto Erudito, na Unicamp, passando a trabalhar sob orientação de Dra. Adriana Kayama, com quem permanece até os dias de hoje. Desde 2009 também integra a classe de canto do barítono Inácio de Nonno, na Escola de Artes Pró-Música, em Campinas. Participou de masterclasses com Marília Vargas, Lenine Santos, Luciano Simões, Inácio de Nonno e Bartira Bilego. Em 2008 atuou no papel de Primeiro Gênio na ópera Die Zauberflöte, de Mozart, sob direção de Kathryn Hartgrove (Georgia State University); em 2009 cantou como solista no Magnificat de John Rutter e a primeira parte da Paixão Segundo São João, de J. S. Bach, ambos junto ao madrigal Collegium Vocale, e a Missa Lord Nelson, de Haydn, junto ao madrigal Musicanto de Itajubá e ao Coro Contemporâneo de Campinas. É integrante do Coral Collegium Vocale, sob regência de Akira Kawamoto, e do Coro Contemporâneo de Campinas, sob regência de Ângelo Fernandes.

      Nádia Zanotello, soprano, iniciou seus estudos musicais aos 14 anos sob orientação de Sônia de Morais. Em 2006 ingressou no curso de Canto Erudito da Unicamp sob orientação de Mariana Cioromila. Atualmente é orientada por Adriana Giarola Kayama e Lenine Santos. Atuou como solista no Messias de Händel junto à Orquestra da Unicamp e no Te Deum do Pe. José Mauricio no encerramento do 28° Festival de Música de Londrina. Participou de masterclasses com os Inácio de Nonno, Kathryn Hartgrove (EUA), Maryann Kyle (EUA), Niza de Castro Tank, Denise Sartori, Marília Vargas, Bartira Bilego e Neyde Thomas – entre outros. Atualmente é integrante do NUO (Núcleo Universitário de Ópera), sob regência de Paulo Maron, e do Coro Contemporâneo de Campinas, sob regência de Ângelo Fernandes.

      Diego Munhoz pianista  começou a estudar piano aos 11 anos, com Elizabeth Carné Borges e Lucielena Toledo Terribile. Ingressou, há três anos, no Bacharelado em Piano Erudito na Unicamp, sob orientação de Rafael dos Santos.  Na universidade, tem se apresentado regularmente em recitais solo e desenvolve intensa atividade como camerista. Freqüentou masterclasses com diversos professores, como Kent Lyman (EUA), Eduardo Garcia, Antonio Bezzan e Maria Teresa Madeira. Apresentou, em 2009, o Concerto para Dois Pianos, de Mozart, junto à Orquestra Sinfônica da Unicamp. Em abril, recebeu o prêmio-destaque de melhor pianista acompanhador na Bauru-Atlanta Competition.

      Gabriel Longuinhos pianista teve o início de seus estudos em 2005, aos 17 anos, sob a orientação de Helena Borges Pitta, em Santos, onde participou de seus primeiros recitais. Em 2006, recebe aulas de teoria e percepção de Mário Tirolli, e em 2007, de Maria Cecília Bandeira Ferreira; ainda em 2007, ingressa no Conservatório Lavignac, como estudante do sétimo ano. Participou do 18º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, em Juiz de Fora, onde teve masterclasses com Ruth Serrão e aulas de cravo com Alessandro Santoro. Em 2008, ingressou na Unicamp, onde vem recebendo orientação da Prof. Dra. Maria José Carrasqueira em Piano, do Prof. Dr. Roberto Pires em música de câmara e dos Profs. Drs. Luciano Simões e Adriana Kayama em acompanhamento.

       

      Direção artística: José Luiz Águedo-Silva.

      Local: Sala Carlos Gomes

      Endereço: Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes,

      Praça Imprensa Fluminense, S/N,

      Cambui - Campinas - SP


      Tel. 3232-4168

      Entrada franca.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •