NOTICIAS
Projeto de Integração Sensorial
A doação feita por Maurício Camargo Lima no valor de R$ 10 mil acelerou as mudanças na ADACAMP (Associação para o Desenvolvimento dos Autistas em Campinas). A terapeuta ocupacional Lívia Martha de Morais Vieira, gerente do projeto, e Argene Virgilli Lemos, coordenadora técnica e consultora do projeto, criaram a Sala de Integração Sensorial. A proposta é proporcionar mais uma possibilidade de tratamento para as pessoas com autismo, que normalmente tem problemas com a organização e interpretação das informações sensoriais, tendo dificuldade de perceber e registrar estes estímulos, impedindo o processamento adequado da informação e comprometendo a integração dos sistemas sensoriais. A priori o trabalho será executado individualmente com os 104 usuários da instituição para cada disfunção sensorial específica.
As atividades são realizadas com diferentes aparelhos para facilitar o desenvolvimento de habilidades do sistema nervoso e processar os diversos estímulos. Por meio de exercícios neurosensoriais e neuromotores são estimuladas habilidades do sistema nervoso para processar os estímulos sensoriais. Todo o trabalho executado na Sala de Integração Sensorial refletirá diretamente na atenção, concentração, percepção, compreensão, equilíbrio, coordenação, competência e auto-confiança dos usuários.
A ADACAMP
Fundada em 1989, a ADACAMP tem como objetivo oferecer apoio aos portadores desse transtorno e seus familiares. Educar a sociedade e consequentemente amenizar o preconceito existente também é uma de suas premissas.
A instituição filantrópica dispõe aos seus usuários, de diversas faixas etárias, tratamentos terapêuticos baseados em conhecimentos científicos atualizados, além de apoio psicológico para familiares. A ADACAMP apresenta a realização de um trabalho que busca atribuir destaque à integração social e fim dos pré-conceitos.
O Autismo
A vida em sociedade, mesmo que difícil é fundamental, uma vez que integração social corresponde a uma das necessidades básicas do ser humano. Embora a evolução do homem tenha proporcionado grandes conquistas e a quebra de paradigmas, ainda é notável a resistência a qualquer tipo de diferença.
Tal intolerância revela a presença de conceitos primários na sociedade contemporânea. São conceitos antecipados e muitas vezes originários da ausência de informações. É o que acontece com o autismo, um transtorno definido por alterações presentes antes dos três anos de idade e que se caracteriza por alterações qualitativas na comunicação, integração social e no uso da imaginação.
O indivíduo que sofre de autismo manifesta uma inadequacidade no desenvolvimento de maneira grave por toda a vida, tais difusões físicas do cérebro acarretam sintomas como: distúrbios representados em suas habilidades físicas, sociais e linguísticas, dificuldade de relacionamento interpessoal, entre outros.