NOTICIAS
Anselmo Riso, diretor Departamento de Comércio Exterior do Ciesp-Campinas, José Nunes Filho, Diretor Ciesp-Campinas e José Augusto Ruas, economista da Facamp
Coletiva Ciesp-Campinas - 19/agosto/2014
O diretor do Ciesp-Campinas, José Nunes Filho, comentando os números de nível de emprego, afirmou que nos últimos anos,os índices vêm caindo, até chegarem a um patamar de acomodação. "Em junho foram 2.050 demissões na Regional Campinas e agora em julho tivemos 500 contratações. No acumulado de janeiro a julho deste ano, o saldo é negativo com 700 demissões. Nos últimos 12 meses, foram perdidos 5,3 mil postos de trabalho na indústria regional, mostrando que as demissões persistem". Para Nunes Filho, onde mais se percebem as dificuldades da economia é no setor industrial paulista, em razão do seu peso dentro do cenário nacional.
Para o diretor do Ciesp-Campinas esse quadro não vai se alterar com medidas imediatistas, mas sim com mudanças estruturais, que promovam o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva.
O Ciesp-Campinas também apontou que a balança comercial da indústria regional deve continuar negativa pelos próximos meses e em 2015, o que foi agravado com a crise na Argentina, principal importador na América Latina de produtos fabricados pela região de Campinas.
Foto: Roncon & Graça Comunicação