NOTICIAS
Brasuca Bar celebra Dia Nacional do Forró com dois dias de festa e homenagem ao Rei do Baião
Começa neste sábado, as comemorações do Dia Nacional do Forró, celebrado em todo o Brasil e também na região Sudeste, que já foi incendiada por este ritmo tipicamente Nordestino. O Brasuca Bar Espaço Cultural, sob nova direção já há algum tempo, tem a essência do forró e do samba e todos os domingos a casa lota com a apresentação de shows ao vivo, do Forró Pé-de-Serra. O ritmo, não tem idade, há apaixonados de todas as faixas etárias e os jovens e estudantes que chegam a Campinas, deixam isso bem claro com a frequência assídua na casa e em especial, sempre aos domingos.
Assim, nada mais do que justo, do que a casa celebrar a data em grande estilo. A data é uma homenagem ao dia do nascimento do maior sanfoneiro que o Brasil conheceu, Luiz Gonzaga. Por isso, o Brasuca preparou um grande evento para homenagear o “Rei do Baião”.
PROGRAMAÇÃO
Dia 13, a casa recebe o TRIO VIRGULINO, de Americana, já bem conhecido na nossa região, com sucesso nacional, um dos trios mais tradicionais do país;
Saiba mais: http://www.facebook.com/TrioVirgulinoOficial?fref=ts
- O DO FORRÓ
Destaque da nova geração pé-de-serra
Saiba mais: http://www.facebook.com/o.doforro?fref=ts
Dia 14 -12-2014 (domingo)
A partir das 18h00
- RASTAPÉ: uma das principais bandas do gênero com sucessos lançados por todo país
Saiba mais: https://www.facebook.com/perfilrastape?fref=ts
UM POUCO DO HISTÓRIA DO FORRÓ
Pesquisadores afirmam que o forro surgiu no século XIX. Nesta época, as pistas de dança ainda eram de barro batido e precisavam ser molhadas antes da dança, para que a poeira não levantasse. As pessoas dançavam arrastando os pés para evitar que a poeira não subisse. Apesar de várias versões, o nome forró deriva da abreviação de forrobodó, que significa arrasta pé, farra, festa ou ”For All” – para todos.
Uma das principais características do forró até hoje, é arrastar os pés enquanto dança. É realizada por casais, que dançam com os corpos bem colados, transmitindo sensualidade. Mas, nem por isso, a dança é erotizada. Para quem sabe dançar mesmo, é uma dança sensual. Embora tipicamente nordestino, o forró espalhou-se rapidamente pelo Brasil, trazido por imigrantes nordestinos, principalmente nas décadas de 1960 e 1970. Ah, e no Brasil há pouca mão-de-obra nordestina, né? Mais da metade da população e de imigrantes, segundo o último Censo (Conjunto de Dados Estatísticos - 2010) são nordestinos e já representam, 56,7% da população brasileira. Atualmente, existem vários gêneros de forró, que foram surgindo com músicos mais criativos e adoradores do ritmo, como: o forró tradicional, eletrônico, universitário e pé de serra. Basica e tradicionalmente, a música de forró é acompanhada pelos seguintes instrumentos musicais: triângulo, sanfona, e zabumba. Um dos precursores mais conhecidos pelo sucesso do forró no Brasil, vindo diretamente do Nordeste, é o cantor e compositor, Luiz Gonzaga. Depois e junto com ele, vem outros nomes, como Elba Ramalho e Zé Ramalho, Alceu Valença, Dominguinhos, Genival Lacerda, Jackson do Bandeiro, Beto Barbosa e mais recentemente, Frank Aguiar, Matruz com Leite, Banda Calypso, Calcinha Preta e outros.
Luiz Gonzaga defendia a seguinte versão: se as portas dos bailes promovidos pelos ingleses no interior de Pernambuco, no início do século, que vieram ao Brasil para a construção das ferrovias, estivesse com a placa “For All”, a festa era para todos e poderiam entrar quantas pessoas quisessem no local.
SERVIÇO
O quê: Comemoração do Dia Nacional do Forró (13-12-2014)
Onde: Brasuca Bar Espaço Cultural
End.: Avenida Santa Isabel, Nº 800, Barão Geraldo,Cps
Quando: nesta sexta-feira, 13 de dezembro de 2014
Horário: a partir das 21h00
Ingressos: R$ 20,00 para cada dia (venda somente na hora) ou compre para os dois dias, por R$ 30,00 (Cartões Visa, e Master – débito ou crédito)
Informações: Brasuca Bar Espaço Cultural (3291-9121) ou www.brasucabar.com.br;
Acesso a deficientes: a casa dispõe de acesso para deficientes,
Com ar condicionado,
Estacionamento no local: Serviço terceirizado, sem valet,
Classificação etária: a partir de 18 anos,
Lotação: 800 pessoas.