NOTICIAS
José Nunes Filho, diretor titular do Ciesp-Campinas, divulga nota sobre o apagão elétrico ocorrido no dia de ontem (19 de janeiro):
Nota Apagão Elétrico
“Sem dúvida, a crise energética que assola o país afeta o setor produtivo. A energia é um insumo básico para a indústria, interfere diretamente na produção e nos custos, podendo desaguar em problemas como desemprego, desabastecimento, queda no crescimento do país e inflação. E cumpre relatar que esse é um desastre anunciado, há anos estamos alertando para a má gestão e o uso político do setor energético brasileiro, assim como a falta de investimentos.
Hoje não temos nenhuma opção. As termoelétricas que deveriam servir de suporte em momentos de crise hídrica, já fazem parte da nossa matriz energética, pois seguem todas funcionando a pleno vapor há mais de um ano, onerando os custos, usando combustível fóssil importado e poluindo o meio ambiente. Teremos fortes aumentos nos custos da energia elétrica em 2015 e 2016, para pagar a conta dos financiamentos públicos às empresas geradoras em 2014, por conta do uso político do valor das tarifas no ano eleitoral. Acredito também que devemos nos acostumar aos apagões, que serão mais frequentes de agora em diante.”