• NOTICIAS

      28/09/2015 | Mês de Carlos Gomes no CCLA

      Cello Ensemble e Trio Camaleon fecham Mês de Carlos Gomes no CCLA


      - “É uma surpresa muito grande...esta orquestra de violoncelos que Lars arrumou é incrível ...isso é um milagre.”, foi como se expressou o compositor Edmundo Villani-Cortes após assistir à apresentação do conjunto de violoncelos, dirigido pelo prof. Lars Hoefs.

      O Cello Ensemble da UNICAMP e seu afiliado, o Trio Camaleon, realizam o concerto de encerramento do Mês de Carlos Gomes no próximo dia 30/09, quarta-feira, às 20 horas, no auditório do Centro de Ciências, Letras e Artes (rua Bernardino de Campos, 989, Centro – tel. 3231-2567). Serão apresentadas “Obras de Heitor Villa-Lobos”, estreadas por e dedicadas ao violoncelista Iberê Gomes Grosso, descendente de Antonio Carlos Gomes, ou seja, de H. Villa-Lobos: Divagação; H. Villa-Lobos: Bachianas Brasileiras n. 2 - IV. O Trenzinho do Caipira, com Gloria Raimondi ao piano e Lars Hoefs, cello; H. Villa-Lobos: Trio para violino, viola e cello (I. Allegro - II. Andante - III. Scherzo: Vivace e IV. Allegro preciso e agitado). O Trio Camaleon é integrado por Esdras Rodrigues, violino; Emerson di Biaggi, viola e Lars Hoefs, cello. Após o intervalo, o Ensemble interpreta de H. Villa-Lobos: Bachianas Brasileiras n. 1, em três movimentos: I. Introdução (Embolada); II. Prelúdio (Modinha) e III. Fuga (Conversa) e, para finalizar, de A. Carlos Gomes (arranjo por Lars Hoefs): Sonata para cordas - IV. O Burrico de Pau.

      Iberê Gomes Grosso, violoncelista brasileiro, nascido em 1905 de família de músicos, era sobrinho-neto do Maestro Antônio Carlos Gomes. Alfredo Gomes, seu pai, foi professor da UFRJ e também consagrou-se como um dos maiores violoncelistas de sua época.

      O UNICAMP Cello Ensemble tem como diretor Lars Hoefs e é formado, além do próprio Lars, por Camila Dragonetti Ribeiro, Bianca de Souza, Leonardo Borges, Solaine Lima, Ana Clara Alves, Jessica Wady, Gabriel Falcade, Boaz Castro, Pedro Bortolin, Bruno Belluco e Tais Perez. A UNICAMP Cello Ensemble é uma orquestra de violoncelos fundada em 2013 pelo professor de violoncelo Lars Hoefs. Seu repertório privilegia compositores latino-americanos, com especial ênfase a música de Villa-Lobos. Em 2015, o conjunto se apresentou no Rio International Cello Encounters, no Rio de Janeiro, em homenagem ao compositor Edmundo Villani-Cortes, e na série Centro Cultural de Banco do Brasil, a convite de Julio Medaglia, interpretando arranjos de Medaglia encomendados pelos violoncelistas da Filarmônica de Berlim. Outros concertos estão planejados em Piracicaba, Campinas e Tatuí em novembro. Em 2016, a UNICAMP Cello Ensemble irá gravar um CD e fazer turnê pelo Estado de São Paulo. O Trio Camaleon foi fundado em 2001 na Universidade Estadual de Campinas pelos professores de cordas Esdras Rodrigues (violino), Emerson de Biaggi (viola) e Dimos Goudaroulis (violoncelo). Em 2013, os professores Esdras e Emerson juntaram-se aos demais músicos dirigidos pelo professor de violoncelo Lars Hoefs.

      Este evento integra a programação oficial do Mês de Carlos Gomes, da Secretaria Municipal de Cultura. Entrada franca.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •