NOTICIAS
Pacientes do Boldrini terão muita animação no mês das crianças
Crianças e adolescentes em tratamento no Centro Infantil Boldrini poderão participar de várias atividades no hospital em outubro. Visitas de super-heróis, de um robô, entrega de brinquedos, distribuição de livros, de bonecos artesanais, pintura no rosto, brinquedos infláveis, contação de histórias, confecção de instrumentos musicais, apresentação de violas e violinos, cultos na Capela, além de guloseimas, como pipoca e algodão-doce, fazem parte da programação no mês das crianças.
As aventuras dos Quimionautas no planeta Terra é o título do livro que será lançado e distribuído aos pequenos no hospital, no dia 14, às 10 horas. Trata-se de uma fábula de super-heróis, repleta de fantasia e encantamento, com lições sobre a valorização da vida e a importância da fé e do amor no tratamento de quimioterapia em crianças. "Uma leitura que tem a proposta de funcionar como um bálsamo para amenizar a dureza de receber um diagnóstico de câncer e o tratamento quimioterápico, em uma fase da vida em que só a alegria e a magia de viver deveriam reinar. As crianças, ao lerem o livro, têm um encontro lúdico com o universo mágico dos Quimionautas, que são os super-heróis carequinhas do planeta Kura. Eles vêm a Terra, em sua nave KurAtiva, para trazer as poções mágicas que fabricam e os ensinamentos de amor e superação para as crianças", diz o produtor editorial Ricardo Gnecco Falco.
Entre os brinquedos que serão entregues aos pacientes estão 160 bonecos confeccionados em lã manualmente por um grupo de amigas. Há três anos elas presenteiam as crianças do hospital, num gesto voluntário de "levar carinho, aconchego a quem recebe", diz Paula Alves, uma das 15 integrantes do grupo Ponto de Amor, que fará a entrega dos bonecos no dia 16, a partir das 10 horas.
Os super-heróis Batman, Mulher Maravilha, Homem Aranha, Capitão América, Wolverine, Hulk, Thor, Flash, Senhora Incrível, Fênix e She-ha estarão no Boldrini, no dia 5, a partir das 9 horas. A ideia é levar mensagens positivas para os pequenos em tratamento, segundo a idealizadora do projeto, Adriana Tayar. Os heróis são incorporados por profissionais de diversas áreas, como fotógrafo, publicitário, comerciante e até um professor de kung-fu, que se transforma em Homem Aranha.
Cerca de 10 jovens, com idade entre 10 e 15 anos, do Polo Pedreira da Associação Amigos do Projeto Guri farão uma apresentação de violino e viola clássica para os pacientes do Boldrini, no dia 19, às 10 horas. O Projeto Guri foi criado pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e oferece cursos de canto, coral, luteria, instrumentos de cordas, teclados, percussão e iniciação musical a crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos.
Um robô visitará as crianças no dia 28, a partir das 10 horas. Trata-se de um equipamento eletromecânico que fala, escuta e responde. Interage por voz, sons e sinais por meio de um operador remoto. Possui inúmeras luzes e sons característicos sintetizados e sistemas para o desempenho das funções. Construído em aço carbono e aço inox, tem o design de boneco espacial, gorducho e bonachão. O Robot, como é denominado, tem características de ser amigo, brincalhão e generoso.
Programação do Boldrini no mês das crianças
05/10 ― 9 h - visita mensal dos super-heróis
06/10 ― 14 h - entrega de brinquedos na internação
07/10 ― 9h30 - entrega de brinquedos na Brinquedoteca
07/10 ― 15 h - contação de histórias com uma princesa na Ludoteca
08/10 ― 9 h - pintura de rosto e brinquedos infláveis e entrega de brinquedos no estacionamento
09/10 ― 9h30 - entrega de brinquedos na Brinquedoteca
09/10 ― 15 h - entrega de brinquedos com personagens na Ludoteca
13/10 ― 15 h - contação de histórias com Hermes Petrini, autor do livro Eu e os bichos: diferentes e parecidos. Distribuição de livros infantis na Ludoteca
14/10 ― 10 h - distribuição e lançamento do livro As Aaenturas dos Quimionautas no planeta Terra
14/10 ― 15 h - Luizinho Voz e Violão com repertório infantil e confecção de instrumentos musicais na Ludoteca
14/10 ― 10 h - culto na Capela com o Pastor Rubens e os bonecos
15/10 ― 10 h - distribuição de brinquedos
16/10 ― 10 h - distribuição de bonecos artesanais
18/10 ―14h30 - louvor na Capela
19/10 ― 10 h - apresentação de violinos da Escola Guri de Pedreira
21/10 ― 10 h - cultinho das crianças na Capela
28/10 ― 10 h - visita de robô
Além das atividades acima descritas teremos diariamente na Ludoteca pintura facial, contação de histórias, distribuição de certificado do "Dia da Criança" e confecção de brinquedos com material reciclado.
CENTRO INFANTIL BOLDRINI – maior hospital especializado na América Latina, localizado em Campinas, que há 37 anos atua no cuidado a crianças e adolescentes com câncer e doenças do sangue. Atualmente, o Boldrini trata cerca de 10 mil pacientes de diversas cidades brasileiras e alguns de países da América Latina, a maioria (80%) pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Um dos centros mais avançados do país, o Boldrini reúne alta tecnologia em diagnóstico e tratamento clínico especializado, comparáveis ao Primeiro Mundo, disponibilidade de leitos e atendimento humanitário às crianças portadoras dessas doenças. www.boldrini.org.br
#criancas #boldrini #cura