NOTICIAS
Holambra by designers traz um novo conceito de criação em decoração
Coquetel de inauguração será na próxima sexta-feira, dia 23, das 17h às 20h. Nova loja funcionará na Rua Dória Vasconcelos, nº 51, no Centro de Holambra.
Criada para unir a valorização da arte com as ações sociais de geração de renda, a Holambra by designers é uma loja conceito. Ela foi criada pelo Grupo Casa Bela, de Holambra, com a proposta de desafiar os artistas das mais diversas áreas a desenvolverem novos produtos ou a customizarem artigos de decoração e, ao mesmo tempo, incentivar os projetos que garantam receita financeira para entidades assistenciais. A preferência será por criações que remetam à Holambra e aos símbolos que caracterizam a Cidade holandesa das flores.
Desta forma, a maior parte dos produtos encontrados nessa loja traz a criatividade e a imaginação de um designer, artista ou artesão, já reconhecido pelo seu talento ou ainda anônimo, tornando muitos dos produtos praticamente exclusivos. “Quase que semanalmente teremos novidades na loja. O estoque será bem diversificado, com novos produtos, sempre que as produções forem sendo concluídas”, diz Yara Christians Ribeiro, uma das sócias da loja.
Os produtos industrializados, nacionais ou importados, também farão parte do catálogo da Holambra by designers desde que apresentem diferenciais, sejam de desenho, beleza, charme ou de funcionalidade. A nova loja será inaugurada na próxima sexta-feira, dia 23 de outubro, a partir das 17h, na Rua Dória Vasconcelos, nº 51, no Centro de Holambra. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30, aos sábados, das 8h30 às 18h e, aos domingos e feriados, das 9h, às 17h30. Informações pelo telefone (19) 3802 8044.
Designers
A própria logomarca da Holambra by designers foi criada por Marcela Badolato uma designer brasileira que vive na Itália e que se apaixonou pelo projeto. Além da logo, criou vários desenhos que, gradativamente, serão incluídos nos produtos da nova loja, como a estampa da caneca que traz o lettering Holambra, flores, amores e sabores. Para criar a representação gráfica, Marcela escolheu as cores da família real da Holanda e desenhou um selo como a carimbar cada criação que estará sob o imenso guarda-chuva de ideias que ficarão expostas e à venda na nova loja.
As primeiras coleções de produtos funcionais e/ou decorativos para a casa e as peças de vestuário foram todos idealizados por artistas plásticos, designers, publicitários, profissionais de Marketing e artesãos. Num primeiro momento foram privilegiados os profissionais de Holambra, convidados a dar o pontapé inicial ao projeto. Entre eles, destaque para a holandesa Jessica Drost, que assina o projeto arquitetônico e a decoração interna.
Foram também convidadas Marisa Trippia Kager (quadros), Carolina Ferreira Kenworthy (anjos de tecido, corujas, espírito santo, bolsa de patch work e lixeira para carro), Raíssa Scian (quadros com ditados holandeses), Silvana Cordeiro Chiodi (estampas de tulipas e produtos em cartonagem e tecido) e seu marido, o publicitário Luiz Paulo Chiodi (estampas).
No garimpo de talentos surgiram, ainda, Rose Serra (panos de prato e jogos americanos de juta e chita- Campinas), Sandra Kolonko (estampas de camisetas infantis e body´s para bebes Caucaia do Alto), Maria Fernanda Garcia Oliveira (bonecos holandeses, chaveiros etc – Campinas) e Vanessa Giustra (velas, quadros, tags e caixas decorativas com frases de efeito e objetos inspirados no conceito Soul Product – São Paulo).
Atividade sócio-educativa
Na área de geração de renda, o primeiro convidado a participar do projeto foi o Grupo Primavera, de Campinas, que desenvolveu bonecas holandesas, marcadores de livros e uma série de outros produtos encantadores. O grupo atende cerca de 500 meninas e adolescentes e suas famílias da região do Jardim São Marcos na Oficina de Produção Artesanal. Essa Oficina representa uma importante fonte de sustentabilidade para a instituição e, também, de geração de renda para a comunidade. Suas criações artesanais destacam-se pela qualidade e beleza, como poderá ser conferido nos produtos criados especialmente para a Holambra by designers.
“Viajo muito pelo Brasil e Exterior visitando feiras e outros eventos de design e decoração. O que percebemos é que não há nada de novo e criativo no mercado. Por isso, decidimos investir nas pessoas de talento para que soltem a imaginação e sejam reconhecidas pelo trabalho que realizam”, conta Odair Santos, que vai gerenciar a loja ao lado de Pablo Schoenmaker.
“Nossa proposta é instigar as pessoas a criar novos produtos ou a customiza-los para permitir a disseminação de ideias. A loja é aberta a todas as pessoas que queiram participar do projeto, como fornecedores”, acrescenta Pablo. O interessante é que a ideia foi tão bem aceita que até o próprio pessoal do Grupo Casa Bela decidiu mostrar seus dotes artísticos. O mobiliário da loja – que não estará à venda, vale informar - foi todo customizado pelo Odair Santos e pelo Fernando Rolfsen de Souza, que responde pelo serviço de buffet do grupo.