NOTICIAS
Uma década, muitas paixões 10 anos de Estação Marupiara e muita história pra contar
“E quando a gente vê já se passaram 10 anos. Até parece que foi ontem, que parada em frente ao casarão vermelho, senti que era ali que eu ia construir essa história. Estava certa, sinto como se fosse hoje. A emoção, os planos de reforma, de decoração, o desejo de desenhar com ingredientes uma tela que tivesse sabor, um sabor de Brasil, com o cheiro da nossa terra e a bossa desse povo criativo, cheio de humor. Queria uma tela colorida, que pudesse brincar de misturar. Misturar doce com salgado, fruta com pimenta, ervas com bebida...quanto mais inusitado mais desafiador. Amo um desafio, algo que me joga pra frente e me diz vai, não tenha medo. E assim sigo caminhando. Sou movida pelo respeito e cumplicidade da minha equipe. Quem me joga são os que saboreiam minha comida e saem daqui mais felizes. Os que comem algo e lembram de sua infância, os que sentem numa boca a emoção de um momento que já passou.
Minha cozinha é reflexo desse meu eu curioso, da emoção e do prazer que sinto em meio as panelas, dessa coisa à flor da pele que faz a gente esquecer de tudo e mergulhar nesse vício delicioso chamado gastronomia. Eu faria de novo e de novo, e que venham mais 10, e mais 10, e mais quantos forem possíveis”.
Vivi Moraes
Nessa quinta (26 de novembro) o Restaurante Estação Marupiara completou 10 anos, com uma festa para 200 pessoas. O jantar que reuniu clientes, amigos, imprensa, autoridades e membros da sociedade, foi marcado pelo cardápio primoroso criado pela chef Vivi Moraes. Os comensais se deliciaram com iguarias sofisticadas executadas à perfeição com técnicas de cozinha de vanguarda, como o canapé com esfera de camarão com laranja e gengibre ou o inusitado pão de grãos com pasta de pimentão e frutos do mar defumado que encantou pelo aroma, sabor e apresentação da fumaça se desprendendo do interior da cúpula.
Deleitaram-se ainda com clássicos simples da cozinha afetiva desse lugar encantador em meio a natureza, no charmoso distrito de Joaquim Egídio, como o nhoque de banana da terra, o risoto de baião de dois e azeite coentro e o sorvete de queijo com caldo de goiabada quente, que durante o evento foi feito ao vivo com uso de nitrogênio.
O restaurante que ganhou fama pela brasilidade que a chef imprimiu não só no cardápio mas em todos os cantos da casa, logo ficou conhecido por todo o Brasil pela alta gastronomia e aconchego em meio à natureza. “Recebemos gente de toda parte, e isso para nós é uma alegria”, diz Vivi.
Nesses 10 anos, o Marupiara esteve em constante inovação. A mais recente no início do ano trouxe um cardápio baseado em duas influências, a linha "afetiva", tipo comida de vó, como a costelinha suína cozida em baixa temperatura, e a linha da inovação, traduzida tanto no uso de técnicas, quanto na forma diferente de utilizar um ingrediente como no filé recheado de goiabada cascão, uma massa feita com jabuticaba, e algumas esferas que entraram em pratos principais e sobremesas.
Em alguns dias será lançado o cardápio “Verão Maru” com petiscos e pratos especialmente criados para os dias e noites quentes, porém a novidade mais esperada deve ser anunciada em breve. Trata-se do menu degustação, pensado e estudado pela chef para ser totalmente autoral e exclusivo, e será servido apenas em alguns dias da semana e para pouquíssimos clientes.
Como parte da comemoração dos 10 anos, a casa ganhou uma linda decoração externa com novos móveis, paisagismo e iluminação, deixando a área dos quiosques e jardins ainda mais aconchegante e charmosa.
Sobre o Estação Marupiara
Eleito a melhor cozinha de peixes e frutos do mar de 2013/2014 pela revista Veja Campinas, o restaurante está localizado em Joaquim Egídio, um charmoso distrito de Campinas, cidade que fica a 100 km de São Paulo.
Comandado pela chef Vivi Moraes, cuja marca registrada é a brasilidade, o cardápio do restaurante surpreende pelos ingredientes escolhidos de forma criativa. Instalado num casarão do século XIX, tombado pelo patrimônio histórico, em meio à natureza de uma área de preservação ambiental, o Marupiara encanta pelo sabor e acolhe o visitante pelo aconchego do local recheado de cores e objetos de vários cantos do país.
Serviço
Restaurante Estação Marupiara
Funcionamento:
De quinta a sábado (jantar) das 19h00 às 24h00
sábado e domingo (almoço) – 12h às 17h
Endereço: Rua Prof. Manuel Saturnino do Amaral, 29 - Joaquim Egídio -
Campinas/SP
Reservas por telefone: (19) 3298-6289 ou (19) 99243-1715 ou e-mail:
restaurante@estacaomarupiara.com.br