• NOTICIAS

      04/11/2016 | Tigrinhos e Golden Tigers recebem visitante

      Alunos da Escola Bilíngue Tigrinhos e Golden Tigers recebem visitante de Mali

      O africano malinês Mamadou visitou os alunos da educação infantil (grupo Super Tigres) da Escola Bilíngue Tigrinhos e Golden Tigers, em outubro último, acompanhado de Andrea Bomilcar - presidente do Instituto Rizoma, em Mali - África. As crianças ficaram encantadas com a participação de Mamadou na roda de conversas (big circle), em sala de aula.

      O visitante de Mali, que também é coordenador do instituto, convidou as crianças para uma viagem no tempo, explicando as tradições do seu país e como a população de Mali vivia, há décadas atrás. Dentre as curiosidades, o malinês mostrou um lindo chapéu típico do seu povo, confeccionado em palha e usado para proteger as pessoas dos efeitos do sol e da chuva, durante árduas tarefas em áreas abertas.

      "Na época, cada pessoa pertencia a uma etnia, de acordo com o seu trabalho. Havia aqueles que trabalhavam em diferentes etnias, seja a de produção de gado ou na extração de ferro", disse Mamadou. Ele mostrou às crianças a diversidade cultural e arquitetônica de Mali, por meio de estampas em tiras de tecidos feitos em tear, desenhos de próprio punho (chamados Bogolan), além de objetos e fotos pessoais. "Hoje, estas peças são usadas apenas na decoração, em residências", comentou.

      Mamadou explicou que as cores, aplicadas para tingir os tecidos, eram extraídas das folhas e cascas de árvores. "Cada etnia era reconhecida por uma estampa. Valores éticos eram transmitidos através de desenhos - por exemplo, pessoas no caminho certo, andam por linhas retas e pessoas no caminho errado, andam por linha tortas. A população morava em casas de barro. Já na fachada, dava para ver quem morava ali. No topo do telhado, existiam símbolos dos pais e do número de filhos que viviam naquele lugar", finalizou. Mamadou falou sobre as mesquitas (Mosquée), com furos na parede para dar mais luminosidade no ambiente interno e a necessidade de rapidamente tapá-los, em caso de chuvas.

      Andrea Bomilcar comentou sobre o trabalho que vem sendo feito pelo Instituto Rizoma, em parceria com uma professora da USP. "Estamos trabalhando em um documentário, feito por crianças de diversas localidades do mundo. As crianças são convidadas a desenhar, na madeira, como vêem as mulheres do seu povo. A partir disso, fazemos uma análise dos diferentes modos que retratam o mesmo tema. Realizamos um estudo do tempo que o desenho, na madeira, leva para se decompor. Os alunos da Tigrinhos e Golden Tigers já estão participando desse projeto há alguns meses. É um trabalho multicultural incrível", destacou a presidente do Instituto Rizoma.

      Perry Krassner, especialista em bilinguismos da Escola Bilíngue Tigrinhos e Golden Tigers, explicou que Mamadou e Andrea foram convidados para visitar a escola, com a intenção de promover um intercâmbio cultural aos alunos. "Acreditamos nesta proposta como uma grande chance de troca de experiências e ampliação do conhecimento. Neste caso, uma oportunidade para nossos alunos conhecerem autorretratos feitos pelas crianças de Mali e vice-versa. Foi sensacional", finalizou.

      Sobre a Escola Bilíngue Tigrinhos e Golden Tigers

      Há 26 anos inovando a educação bilíngue em Campinas, a Escola Tigrinhos e Golden Tigers está em uma nova sede na Rua Lumen Christ, 02, Jardim das Paineiras, Campinas(SP). Hoje, oferece programas bilíngues de educação infantil para alunos do berçário até 5 anos e do ensino fundamental do 1o ao 5o ano. Em 2017 a escola avança sua expansão e abre o 6o ano, dando continuidade ano a ano até o 9o. Para mais informações acesse: www.tigrinhos.com.br ou www.goldentigers.com.br





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •