NOTICIAS
“Lirismo Daqui e Dacolá” é o recital no CCLA
Wanessa Tiburcio, Mariana Pires, José Chiavegato e Chiquinho Costa (piano)
A ABAL (Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos) e o CCLA, (Centro de Ciências, Letras e Artes) apresentam na série Encontros Musicais, na próxima sexta-feira, dia 28/04, às 20 horas, no auditório do CCLA (rua Bernardino de Campos, 989, Centro, tel. 3231-2567), um recital sob o tema “Lirismo Daqui e Dacolá”, constituído por árias e dueto de óperas e canções brasileiras com as sopranos Wanessa Tiburcio e Mariana Pires, o barítono José Joaquim Chiavegato e o pianista Chiquinho Costa. A proposta é resgatar alguns clássicos da música brasileira, especialmente valsas, e também, árias de óperas de Vincenzo Bellini, Carl M. Von Weber e Wolfgang A. Mozart, explorando as nuances do cancioneiro nacional temperado pelos sons operísticos. No programa teremos Canção do Amor (Murillo Santos), Serenata Imaginária (Edmundo Villani-Côrtes), Trovas no. 1 (Alberto Nepomuceno), Guacyra (Hekel Tavares), Ach Ich fulhs... (W. A. Mozart – A Flauta Mágica), Cantiga (Vela Branca) (Lina Pesce); Kommt eint schlanker Bursch gegangen (C. M. Weber – Der Freischütz); Ah, che mi dici mai – (W.A. Mozart – Don Giovanni), Mulher – (Custódio Mesquita), Oh quante volte... (V. Bellini – I Capuleti e I Montecchi), Minha Terra – (Waldemar Henrique), e o Dueto – Sull’aria... che soave zeffiretto... (W. A. Mozart – Le Nozze di Figaro.
Wanessa Tiburcio, soprano, é bacharel em Canto pela UNICSUL. Começou seus estudos aos 15 anos sob orientação de Ludmila de Carvalho. Hoje, aos 25 anos, estuda com o professor Walter Chamun e é professora de Canto do Guri Santa Marcelina. Sob a direção de Mauro Wrona interpretou Corinna, da “Il viaggio a Reims” (G. Rossini), Pamina, da “Die Zauberflöte” (W.A. Mozart), e cantou como solista a Missa da Coroação, de Mozart, Oratorio Nöel, de Camille Saint Säens, Magnificat, de John Rutter. Participou de masterclasses com Benito Maresca, Fernando Portari e Martha Herr. Foi a única brasileira escolhida para estudar com Mariella Devia em Briosco (Itália) em 2015.
Mariana Pires, soprano, empreende estudos de canto desde 2008, quando integrou o Coral Municipal de Rio Claro. Estudou na Escola de Música de Piracicaba "Maestro Ernst Mahle” até começar, em 2011, o curso de Bacharelado em Canto na UFPEL, onde estudou por um ano. Participou de projetos envolvendo ópera e música contemporânea. Teve masterclasses com artistas como Max Uriarte, Nicolau de Figueiredo, Marília Vargas, Júlia Thornton, Alejandra Malvino e Marcello Giordani. Concluiu os estudos no Opera Studio da EMESP sob orientação do diretor Mauro Wrona e no Opera Studio do Teatro Municipal de São Paulo, sob orientação do maestro Gabriel Rhein-Schirato. Atualmente é aluna do professor Walter Chamun. Atuou em óperas como: Il Viaggio a Reims (Corinna/Delia), Die Zauberflöte (Pamina/2ªdama), L'elisir d'amore (Gianetta), Bastien und Bastienne (Bastienne) e Die Lustige Witwe (Hanna).
José Joaquim Chiavegato é barítono e estudou canto com os professores Tiana Amarante, Claudia de Rezende Mocchi, Sylvio Bueno Teixeira, Inácio de Nonno e Suzel Cabral. Tem se apresentando em recitais na Escola Pró-Música, no Centro de Ciências, Letras e Artes, nos Encontros Musicais da ABAL-Campinas, e em diversas igrejas locais. Vem trabalhando um selecionado repertório de música brasileira erudita com o professor Carlos Wiik. Foi solista em cantatas de Natal e a Antônio Carlos Gomes nas sacadas do Jockey Club Campineiro, em 2015 e 2016.
Entrada franca.
(Alcides L. Acosta – MT 9533)