• NOTICIAS

      29/07/2010 | Sinval Dorigon fala sobre a ampliação de Viracopos

      Por que mexer em time que está ganhando?

      O projeto de ampliação de Viracopos surgiu devido ao grande crescimento econômico de Campinas e região metropolitana nos últimos anos. Mexer na instituição Viracopos é perder o jogo.  Com a ampliação do aeroporto a área que hoje é de 8,3 km² será expandida para mais de 20,7 km² e, com a inauguração da segunda pista, Viracopos será a principal porta de entrada para a Copa de 2014 no Brasil. Mais: de acordo com o presidente da Azul Linhas Aéreas, até o final deste ano a frota de aeronaves da empresa deve passar de 15 para 21 - todas modelo Embraer 190 e 195. A chegada da Empresa Aérea Portuguesa TAP confirma a expectativa do crescimento de passageiros do nosso aeroporto colocando voos sem escala para Lisboa. A TAP quer ainda mais; aumentar de 3 para 17 o número de voos semanais saindo de Viracopos rumo a Lisboa. Quem comemora e, muito, é o diretor-geral da TAP no Brasil, Mário Carvalho, que acredita no aumento dos voos para Europa. A empresa quer recrutar profissionais de Campinas para trabalhar em Viracopos. Mais um chute a gol: a inauguração da nova sede da escola EDAPA de Aviação Civil, Desenvolvimento e Aperfeiçoamento Aeronáutico está em Campinas. O diretor-presidente da instituição, Marcos Ferreira, confirma que a EDAPA Campinas vem crescendo rapidamente desde 2004 em função da demanda aérea de Viracopos e a chegada das companhias Azul e TAP. Com um investimento de quase meio milhão de reais, Ferreira afirma que dos 470 alunos matriculados hoje entre os cursos de piloto, comissário e mecânico, só em Campinas 350 formandos já ocupam postos de trabalho em Viracopos.


      Prorrogação

      O dilema, então, ficou por conta do Trem de Alta Velocidade, o TAV. Pouco se sabe ainda que o trem deve transportar 458 passageiros por vez no Serviço Expresso e 600 no Serviço Regional. Os impactos, segundo o próprio governo posso dizer aqui: redução da pressão sobre a infraestrutura rodoviária e aeroportuária; indução de desenvolvimento regional com intensa geração de empregos diretos e indiretos; redução de emissão de poluentes; redução do tempo de deslocamento; redução de acidentes e de congestionamento em rodovias e áreas urbanas e desenvolvimento tecnológico do sistema de transporte no Brasil. A tática, assim dizendo, é oposta ao que se vem falando por alguns órgãos distantes de nossa realidade. A Infraero tem acreditado em Viracopos e trabalhado para atender a demanda e as expectativas do mercado com qualidade e, ainda, atender a demanda de passageiros que vem crescendo. Ora, dá pra mexer num time desse?
           

      Sinval - Artigo

      Sinval Dorigon – ex-secretário municipal de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo de Campinas.

      Fonte: Portal Viracopos

       





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •