NOTICIAS
No aniversário de Campinas, musicóloga pede apoio ao Museu Carlos Gomes
Em sessão solene realizada na noite desta quarta-feira (14/07), a Câmara Municipal de Campinas homenageou 16 personalidades e entidades ligadas ao setor cultural com a entrega da Medalha Carlos Gomes. Na solenidade, realizada no plenário da Câmara e que foi acompanhada por cerca de 200 pessoas, a musicóloga Lenita Mendes Nogueira fez um alerta. “Numa data tão importante quanto esta (aniversário de Campinas), gostaria de chamar a atenção da cidade não apenas para a figura de Carlos Gomes, mas também para o trabalho de preservação e divulgação da obra do maestro”, disse. A especialista pediu apoio ao Centro de Ciências Letras e Artes (CCLA) e ao Museu Carlos Gomes.
Considerado um dos mais importantes centros de documentação iconográfica, museológica e de preservação do patrimônio cultural de Campinas, o CCLA enfrenta problemas, segundo Lenita. “A sede já não comporta o acervo, que cresce a cada dia, não conta verba regular e recebe pouco apoio oficial”, disse.
Fundado há 109 anos por um grupo de cientistas, artistas e intelectuais, o CCLA mantém o Museu Carlos Gomes, o Museu Campos Salles, além da biblioteca César Bierrenbach e a pinacoteca, e sobrevive hoje com dificuldade, basicamente, com a doação de associados e o trabalho voluntário. “O CCLA é mantido por abnegados, que nunca visaram a notoriedade ou buscaram a obtenção de benefícios e, apesar disso, mantêm um dos centros de pesquisas mais importantes não apenas da obra de Carlos Gomes, como também de toda a musica brasileira do Século 19”, lembrou.
O Museu Carlos Gomes abriga importantíssimo arquivo musical formado por diversas coleções de manuscritos, impressos - tanto de música erudita como de música popular - desde o século XIX até meados do século XX, com aproximadamente 3 mil obras. Além disso, preserva extensa bibliografia sobre o compositor e suas obras, além de libretos de óperas e partituras de comprovado valor histórico (uma delas de 1810), além outros inúmeros documentos.
A solenidade de entrega da Medalha Carlos Gomes foi aberta pelo presidente da Câmara, Aurélio Cláudio (PDT). “Espero que essa homenagem seja mais um estímulo para que vocês continuem a produzir uma atividade essencial como a cultura e a divulgar a obra do maestro Carlos Gomes – o filho mais ilustre de Campinas”, afirmou o presidente.
A honraria é concedida a qualquer cidadão - independentemente de sua naturalidade ou nacionalidade - e a entidades de qualquer ramo de atividade, que tenham se destacado na produção ou divulgação de atividades artísticas no município de Campinas. Ou então, para aquelas que, por suas ações e atividades, tenham contribuído para divulgar e enaltecer a figura e a obra de Carlos Gomes.
Veja quem foram os homenageados:
Por indicação do vereador Arly de Lara Romêo:
Coral Vozes de Outono
Léa Maseli Ziggiatti
Marino Ziggiatti
Por indicação do vereador Artur Orsi
Marcelo Novaes
Por indicação do vereador Aurélio Cláudio
Parcival Módolo
Roberto Duarte
Sebastião Teixeira
Por indicação do vereador Biléo Soares
Marisilda Tescaroli
Por indicação do vereador Jorge Schneider
Wilson Domingos Dias
Por indicação do vereador Josias Lech
Comunidade Jongo Dito Ribeiro
Por indicação do vereador O Politizador -AFS
Adriana Castello Branco Pannoni Maricato
Por indicação do vereador Paulo Oya
Larissa Bernardi de Souza
Marcus Cesar Hüsemann
Por indicação do vereador Prof. Alberto
Gerci Silva Nunes Junior
Por indicação do vereador Sebastião dos Santos
Denise de Oliveira Maricato
Por indicação do vereador Thiago Ferrari
Jerusa Ferraz
Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal
Confiram as fotos da solenidade ==> Medalha Carlos Gomes