NOTICIAS
CONCERTOS DA SINFÔNICA DE AMERICANA HOMENAGEIAM A CARLOS GOMES
A Orquestra Sinfônica de Americana, em parceria com a Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos (ABAL), apresenta, neste domingo (17), às 19h30, no Anfiteatro da Paróquia Bom Jesus (Rua Vital Brasil, 260, no Jardim Girassol, tel. 3408-4800, em Americana) e, em Campinas, dia 24/09, às 20 horas, na igreja de N. Sra. de Lourdes, (R. Gonçalves César, 79 - Jardim Guanabara), dois Concertos Comemorativos a Carlos Gomes. Sob a regência do maestro Álvaro Peterlevitz, a soprano Marina Gabetta, o barítono Nelson Nicola Dimarzio, o tenor João Gabriel Bertolini e o baixo Rafael Leoni interpretarão árias das óperas Guarany, Lo Schiavo e Salvator Rosa, além das canções Realtá e Quem sabe?!. A orquestra apresentará, também, a Protofonia da ópera Il Guarany e a Sonata em Ré, conhecida como Burrico de Pau.
O programa do concerto será apresentado na seguinte ordem:
Primeiro Movimento - Burrico de Pau (orquestra); Realtà! (Bertolini), Di sposo...di padre (Leoni); Segundo Movimento - Burrico de Pau (orquestra); O Ciel di Parahyba (Gabetta); Sogni d amore (Dimarzio); Protofonia de Il Guarany (orquestra); Sento una Forza Indomita (dueto Bertolini e Gabetta) e, como gran finale, a modinha Quem sabe?! (todos os solistas).
Carlos Gomes, autor da ópera Il Guarany, foi o primeiro compositor brasileiro a ter obras apresentadas no Teatro Alla Scala, em Milão, Itália. Com estilo romântico e épico, o maestro empolga quem ouve suas obras. As apresentações são abertas ao público e a entrada é gratuita.
A Orquestra Sinfônica de Americana, criada em 1987 como Orquestra de Câmara e alçada à condição de Orquestra Sinfônica em 1997, com a chegada de músicos para os naipes de corda, sopros de madeira e metal, atualmente conta com 44 músicos profissionais em sua formação. A orquestra desenvolve projetos que visam à valorização e à aproximação do público com a música sinfônica.