NOTICIAS
Bodas de Fígaro, de Mozart, reúne vozes de barítono e soprano
José Luiz Águedo-Silva, Mayra Terziann e José Francisco da Costa
Árias e duetos de óperas constituem o repertório do recital, promovido pela ABAL Campinas, na próxima quinta-feira, dia 22/03, às 20h, no auditório do Centro de Ciências, Letras e Artes (Rua Bernardino de Campos, 989, Centro, tel. 3231-2567). Os intérpretes são os solistas líricos José Luiz Águedo-Silva, barítono, e Mayra Terziann, soprano, com acompanhamento ao piano pelo Prof. José Francisco da Costa, diretor artístico da ABAL. Da ópera Le Nozze di Figaro (As Bodas de Fígaro) foram selecionados os trechos "Cinque... dieci...", "Se a caso Madama", "Non più andrai", “Porgi, amor", "Voi che sapete", “Crudel, perché fin´ora","Hai già vinta la causa","E Susanna non vien... Dove sono", "Deh, vieni, non tardar"; serão apresentados, ainda, duetos e árias das óperas: Les Contes d´Hoffmann (Offenbach), "Barcarolle"; da Lo Schiavo (Carlos Gomes), "Come serenamente", da Betly (Donizetti), "Ti vedo, ti bacio", e da Tosca (Puccini), o dueto do Ato II.´
O barítono José Águedo-Silva nasceu em Santos, SP. Estudou canto lírico com o tenor André Minutti e, atualmente, se aperfeiçoa com o Maestro Marconi Araújo. De 2002 a 2010 preparou repertório com a mezzo-soprano e maestrina Vania Pajares, e depois com Luciano Simões, na matéria Opera Estúdio, do Instituto de Artes de UNICAMP. Participou do VIII, IX e X Concurso Internacional de Canto Maria Callas, na categoria Ópera, e de quatro edições do Concurso Estímulo para Cantores Líricos do CCLA. Frequentou masterclasses dos renomados mestres Kohdo Tanaka, Regina Elena Mesquita, Inácio de Nonno e Marília Vargas. Apresentou-se em diversos recitais e eventos em Campinas e região. Nos últimos anos tem se dedicado também à composição. Participou dos espetáculos “Cenas Gomesianas”, interpretando o próprio Carlos Gomes, e das cortinas líricas Il Guarany, em 2010, no papel de D. Antonio de Mariz, e d’A Noite do Castello, em 2011, como Raymundo, bem como da ópera Il Matrimonio Segreto, de Cimarosa, no papel de Geronimo. Bacharel e Licenciado em Letras pela UNICAMP e mestre em Teoria e História Literária pela mesma universidade, o tema de sua dissertação foi o libreto belcantista. Também é escritor e poeta.
Já Mayra Felício Terziann, soprano, é bacharel em Canto pela UNESP, na classe da saudosa profa. Martha Herr. É, também, ex-aluna do célebre tenor e professor Benito Maresca. Mayra Terziann iniciou seus estudos com Eli Soares e Fernanda Martins. Participou de diversas Oficinas de Música, tendo como professor os cantores Carlo Colombara, Neyde Thomas, Rio Novello, Rina Baffo e Marília Vargas. Sob regência de Paulo Marun foi solista das óperas HMS Pinafore, de Gilbert & Sullivan; Ópera dos Três Vinténs, de Kurt Weil & Bertold Brecht; A Flauta Mágica, como Papagena; La Bohème, como Musetta e Le Nozze di Figaro, como Marcellina. Obteve Menção Honrosa no concurso A PAUTA MÁGICA e venceu o concurso JOVENS SOLISTAS ‘ELEAZAR DE CARVALHO’. Em 2011 foi aluna especial de canto do curso de Mestrado em Ópera da Escola Superior de Música de Stuttgart, na Alemanha, com o prof. Ulrike Sonntag. Figurou no papel título, na ABAL, na cortina lírica “Tosca”, ao lado do tenor japonês Kohdo Tanaka. Presentemente, realiza assistência na montagem de óperas em S. Paulo.
Entrada franca.