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CAMPANHA
‘CHEGA DE ENGOLIR SAPO’
A diretoria Regional do Ciesp-Campinas apresentou a campanha Chega de Engolir Sapo, na sua coletiva mensal com a Imprensa, nessa terça – 20 de março, na sede da entidade em Campinas. Lançada na semana passada em São Paulo, pelo presidente da Fiesp-Ciesp, Paulo Skaf e diversos líderes empresariais, essa campanha tem como objetivo combater os altos juros cobrados pelos bancos aos consumidores.
O diretor do Ciesp-Campinas, José Nunes Filho, apresentou aos jornalistas o vídeo Chega de Engolir Sapo e citou o exemplo que ilustra a campanha: “Na poupança, uma pessoa que investe R$ 100,00, em um período de dez anos, terá R$198,00. Já se os mesmos R$ 100,00 forem uma dívida contraída no cheque especial, essa pessoa no mesmo período de tempo, deverá ao banco R$ 4,39 milhões”. Nunes acrescentou que esse é o conceito que a campanha pretende levar à população. “O Banco Central reduziu a taxa Selic para 6,75% ao ano, no entanto os juros cobrados pelos bancos aos consumidores e empresas, continuam sendo os maiores do mundo”, explicou o diretor do Ciesp-Campinas. Nunes criticou o sistema bancário brasileiro, que pela sua avaliação, cobra esses juros extorsivos de empresas e consumidores, “por estar concentrado em um monopólio de cinco grandes bancos”.
Com relação aos números da indústria regional, as vendas, produção e nível de emprego mostraram aumento em fevereiro. Na geração de empregos, no mês de fevereiro, no acumulado do ano e nos últimos doze meses, os números são positivos, respectivamente – 400, 1.950 e 2.000 contratações. Para o diretor do Ciesp-Campinas, a indústria pode manter esse ritmo atual – que seria muito mais vigoroso com as reformas e desde que as eleições não interfiram nos próximos meses na economia.
O diretor do Departamento de Comércio Exterior do Ciesp-Campinas, Anselmo Riso, comentou que embora a balança comercial regional continue apresentando déficit, o lado positivo é que a corrente de comércio (soma das exportações e importações) da região de Campinas em fevereiro desse ano cresceu 25% quando comparada com fevereiro de 2017 – de US$ 800 milhões saltou para US$ 1 bilhão.
O economista da Facamp, José Augusto Ruas, ao comentar a Pesquisa de Sondagem Industrial de Fevereiro afirmou que o cenário da indústria regional, como no caso das vendas, onde para 52,6% dos respondentes a variação mensal foi superior ao mês anterior, deve ser avaliada com cautela. “O cenário é mais positivo e indica recuperação, mas a nossa base de comparação ainda é muito ruim (períodos anteriores com queda nos indicadores econômicos)”, ponderou.
Roncon & Graça Comunicações