NOTICIAS
Espetáculo multimodal encerra temporada pelo estado com apresentação especial no Teatro Castro Mendes
Baseado na estrutura literária de Ítalo Calvino, "De uma margem a outra" emocionou centenas de pessoas durante o mês de julho ao unir dança, música e literatura em uma proposta inédita
Romper barreiras, extinguir fronteiras, desconstruir a si mesmo e ao mundo. Em turnê pelo estado de São Paulo, o espetáculo multimodal "De uma margem a outra", com direção coreográfica de Daniela Gatti e musical de Jônatas Manzolli, explorou - durante todo o mês de julho - um novo modo de criação em rede com uma turnê exclusiva pelo estado de São Paulo. Dança, música, literatura e tecnologia se entrelaçaram num jogo poético de gestos, sons e textos. A montagem foi contemplada pelo Programa de Incentivo à Cultura do Governo do Estado (PROAC 2017). A turnê se encerra no próximo dia 9 de agosto (quinta-feira), às 20h30, com uma apresentação especial no Teatro Castro Mendes, em Campinas.
Baseado na estrutura literária do escritor Ítalo Calvino (1923-1985), sobretudo na contida no emblemático livro "Seis Propostas para o Próximo Milênio", o espetáculo, protagonizado pelo bailarinos e músicos formados pela Unicamp, encena ilhas interpretativas a partir de diversos temas, que criam um 'arquipélago imaginário'. As pontes representam passagens daquilo que é fixo, compacto e denso para o mutável e leve, até alcançar o sentido de transparência, que dissolve o que é denso e dá ao espectador a ideia de permeabilidade. O pêndulo liga o tempo ao espaco , movimento e som, criando pontes entre o fixo e o mutável e passa pela construção do fixo e do imutável para o contato físico e, em seguida, para a transparência, que dissolve o que é denso e dá ao espectador a ideia de permeabilidade. Neste contexto, o pêndulo, mais do que um elemento cenográfico, é então levado ao palco como uma síntese do denso e do leve, criando uma conexão por meio de movimentos que sugerem a construção de pontes entre o fixo e o mutável.
Composições coreográficas e musicais navegam juntas entre cenas dramáticas, resultantes da performance envolvendo músicos - duas percussões, uma flauta transversal e uma mezzo soprano -, e bailarinos integrados a fragmentos de poemas do moçambicano Mia Couto, que estruturam o perfil melódico da obra.
A tecnologia está presente em todo o espetáculo por meio de sensores de movimento e difusão eletroacústica, que viabilizam sonoridades granulares a cada sutil deslocamento dos artistas em cena.
A proposta de criação do espetáculo tem origem em parcerias anteriores entre os professores e diretores Daniela Gatti e Jônatas Manzolli, ambos do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - Matizes (2013) e a Ópera multimodal Descobertas (2016), criada para celebrar os 50 anos da universidade.
O projeto também conta com a colaboração de núcleos de pesquisa de criação artística - Núcleo Dança REDES, GRUPU Grupo de Percussão Unicamp e NICS. Assim como a obra de Calvino, a montagem está estruturada em seis movimentos: Peso, Leveza, Transparência, Pêndulo , Pele e Multiplicidade.
Sobre a direção do espetáculo
Artista da cena, Daniela Gatti é a diretora coreográfica e artística do projeto. É pesquisadora e professora de dança contemporânea do Departamento de Artes Corporais da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desde 2002. Recebeu o Premio Reconhecimento Docente de Graduação pela UNICAMP em 2017. Pesquisa processos criativos multidisciplinares com o Núcleo de Dança REDES. Licenciada em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), é doutora e mestre em Artes pela Unicamp. Estudou na escola de dança Rotterdamse Dansacademie - na Holanda. Como bailarina e artista do corpo, participou de montagens coreográficas, cênicas e performáticas. Orienta, dirige e assessora trabalhos artísticos para intérpretes criadores e grupos profissionais de dança e teatro. Como coreógrafa e diretora, participou de produções como Impressões (2011), (IN)pressão (2012); Para se ver no Outro (2013); Sagração da Primavera com OSMC (2013); Matizes de Jônatas Manzolli (2013); Quebra Nozes (2015), Footing (2015), Serragem (2015), Ecoa (2016). Opera Multimodal Descobertas de Jônatas Manzolli (2016). Como gestora, coordenou o curso de Graduação em Dança da Unicamp (2012-2017), foi Coordenadora Geral dos Cursos de Graduação do Instituto de Artes (2014 a 2016) e atualmente é assessora da Pró-Reitoria de Graduação.
Diretor e compositor musical do espetáculo, Jônatas Manzolli é compositor, professor titular da Unicamp. Pesquisa o diálogo entre Ciência e Arte. É coordenador associado do NICS/ Unicamp e PhD em Composição pela Universidade de Nottingham, Reino Unido (1989-93). Foi pesquisador convidado do Instituto de Neuroinformática da ETH Zurique, Suíça (1998-2004). É professor visitante da Universidade Pompeu Fabra, Barcelona, Espanha (desde 2006) e pesquisador pleno do Centre for Interdisciplinary Research in Music and Technology (CIRMMT) da Universidade McGill, Montreal. Colabora com o Grupo de Representações Musicais do IRCAM, Paris. Já lecionou e realizou concertos no Japão, Singapura, Áustria, França, República Checa, entre outros países. Entre suas obras que utilizam tecnologia, destacam-se o projeto RoBoser (1998), a instalação Ada: Intelligent Space, Expo.02, Suíça e a Multimodal Brain Orchestra (2009), estreada na Conferência Europeia de Tecnologia do Futuro (FAT09), Praga. Jônatas Manzolli recebeu bolsas e prêmios, entre eles o prêmio "Zeferino Vaz", Unicamp, por excelência em pesquisa nas Artes (2009), a Cátedra do Banco Santander, Barcelona (2013). Durante as celebrações dos 50 anos da Unicamp, setembro de 2016, estreou a sua ópera multimodal Descobertas para grande público. Em abril de 2017, recebeu o Arts & Literary Arts da Fundação Rockfeller para criar no Bellagio Center, Itália, a ópera multimodal Pássaros de Papel.
Elenco
Bailarinos: Karina Almeida e Tutu Morasi
Músicos: Gabriel Rimoldi (meta-flauta), Laiana Oliveira (mezzo soprano), Rodolpho Simmel e Otavio Antoniacci (percussão)
Direção Coreográfica e Cênica: Daniela Gatti
Direção Musical: Jônatas Manzolli
Músicos: Gabriel Rimoldi (meta-flauta), Laiana Oliveira (mezzo soprano), Rodolpho Simmel e Raphael Peregrino (percussão)
Composição eletroacústica: Jônatas Manzolli, Danilo Rossetti e Gabriel Rimoldi
Difusão eletroacústica: Danilo Rossetti, Tales Botechia, Vinicius Cesar Oliveira
Figurino: Dani Calichio e Kaliani Dassi
Concepção visual: Kassius Trindade
Fotografo: Kassius Trindade
Iluminação: Eduardo Albergaria
Apoio técnico e estagiária: Giovana Herrera
Produçao: Cais das Artes
▪ Realização:
PROAC – Governo do Estado de São Paulo
▪ Apoio:
Departamento de Artes Corporais – Unicamp
Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS), Unicamp
Serviço
Espetáculo multimodal "De uma margem a outra"
Programa de Incentivo à Cultura do Governo do Estado (PROAC 2017)
Data: 9 de agosto (quinta-feira), às 20h30
Local: Teatro Castro Mendes | Rua Conselheiro Gomide, 62 - Vila Industrial, Campinas/SP
Telefone: (19) 3272-9359
Ingressos Antecipados e meia entrada: R$20,00
Ingressos no dia da apresentação e inteira: R$40,00
Pontos de venda de ingresso antecipado
Teatro Castro Mendes e em Barão Geraldo, com Giovana - WhatsApp (19) 999192901
Vídeo para TV's:
https://www.youtube.com/watch?v=oZVOArT3Ck4
Demais datas da turnê:
São Paulo, 5 e 6 de julho, às 20h
Sala Paschoal Carlos Magno - Teatro Sérgio Cardoso
Piracicaba, 7 de julho, às 20h
Teatro do SESI Piracicaba
Jaguariúna, 8 de julho, às 19h
Teatro Municipal Dona Zenaide