NOTICIAS
Pannekoek, jasmijn e creme holandês são as novidades gastronômicas da 29ª Explora
Tradicional prato holandês será feito em uma cozinha envidraçada para que o público acompanhe todo o preparo da receita
O pannekoek (fala-se panecuque) está para os holandeses assim como a pizza para os brasileiros. Considerado uma das receitas mais consumidas na Holanda, o prato, que pode ser brasileiramente explicado como uma panqueca aberta com recheio incorporado à massa e gratinada com queijo gouda, é uma das novidades gastronômicas, ao lado do jasmijn, um mini doce ao aroma de jasmim, e do frisse roos, um creme holandês com aroma de rosas, da 29ª Expoflora, a festa holandesa de flores e plantas ornamentais que será realizada entre os dias 2 e 26 de setembro, de quinta-feira a domingo, das 9h às 19h em Holambra, interior de São Paulo.
Para mostrar como o pannekoek é feito, a Confeitaria Martin Holandesa montou uma Pannekoek Huis (Casa do Pannekoek), com capacidade para 100 pessoas, no recinto da Expoflora que contará com uma cozinha especial toda envidraçada através da qual o público terá a oportunidade de acompanhar o preparo da receita.
São 40 variedades, salgadas e doces, sendo a mais tradicional a preparada com bacon, presunto, champignons, queijos prato e gouda. Algumas receitas foram abrasileiradas, como o pannekoek de quatro queijos ou o recheado com rúcula, tomate seco e queijo gouda, que também devem agradar ao público. As receitas doces podem levar apenas açúcar e manteiga, ou chocolate, ou maça e canela ou morango e chantilly. A novidade foi trazida da Holanda pelo confeiteiro Frank Martin Gerristen, da Confeitaria Martin Holandesa.
O jasmijn e o frisse roos são novidades da Confeitaria Zoet em Zout (Doces e Salgados, em holandês). O jasmijn é um mini doce ao aroma de jasmim, assinado pela chef Juliana Meulman. Ele é feito a base de leite condensado, creme de leite, chocolate meio amargo e chá de jasmim. O frisse roos, por sua vez, é um leve creme holandês produzido a partir de uma máquina importada diretamente da Holanda. Muito refrescante, o creme leva um toque marcante de rosas em seu aroma. As duas novidades fazem parte da linha de doces com aroma de flores, especialidade da chef Juliana. Além deles, a Zoet em Zout já lançou em outras edições da Expoflora os doces com aroma de rosas, flor de laranjeira e violeta.
Curiosidades sobre o pannekoek
Na Holanda, apesar da pequena dimensão territorial do país, existem cerca de 500 Pannekoek Huis, casas especializadas em pannekoeken. Algumas são pontos turísticos e chegam a ter no cardápio mais de 200 sabores salgados e doces em diferentes combinações. As receitas são preparadas em frigideiras fabricadas somente naquele país e em máquinas especiais que consegue fritar e, ao mesmo tempo, gratinar os pannekoeken.
O prato, que desde a Idade Média já era conhecido na Holanda, tornou-se cada vez mais presente na mesa dos holandeses, ao lado do pão e do mingau.
Oficialmente o prato está registrado desde 1686, em um livro de receitas de pannekoeken denominado O Verdadeiro Cozinheiro. Em 5 de junho de 1806, para comemorar a nomeação de Luís Napoleão como rei da Holanda por Napoleão Bonaparte, o novo governante pediu que a data fosse reconhecida oficialmente como Dia do Pannekoek (Pannekoekendag), data comemorada até hoje com o preparo do prato pelas famílias holandesas. O seu preparo é ensinado até mesmo nas escolas para as crianças.
Foi após a Segunda Guerra Mundial que o prato se tornou um atrativo comercial, abrindo espaço para a abertura das primeiras Pannekoek Huis (Casas do Pannekoek). Hoje o prato típico está presente em todos os restaurantes holandêses, do mais simples ao mais sofisticado. Em Chicago (EUA), o prato típico pode ser consumido na cadeia de lojas Café Dutch´s Pancake.
Receitas
Pannekoek
Rendimento: 15 unidades de 20cm (Brotinho)
Massa:
1 litro de leite integral
½ quilo de farinha integral
2 ovos
20 gramas de sal
Recheio:
30 unidades de bacon em fatias
15 unidades de presunto em fatias
3 cebolas fatiadas
100 gramas de champignons cortados
400 gramas de queijo gouda
400 gramas de queijo prato
Modo de Preparo:
Coloque em um recipiente a farinha e misture lentamente. Enquanto isso, acrescente aos poucos o leite. Depois de bem misturado, adicione os ovos e o sal. Coloque tudo no liquidificador e bata por mais ou menos um minuto. Reserve por alguns minutos na geladeira.
Leve uma frigideira pequena ao fogo, deixe aquecer bem e coloque bacon, presunto e adicione lentamente uma concha de massa. Acrescente a cebola e o champignon. Imediatamente cubra com os queijos gouda e prato. Vire o pannekoek e deixe fritando por um minuto. Vire novamente na posição inicial. Gratine no forno.
Jasmijn (mini doce ao aroma de jasmim)
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de margarina
Chá de jasmim
200g chocolate meio amargo
100g creme de leite
Chá de jasmim
Modo de preparo:
Numa panela coloque o leite condensado e a margarina e deixe cozinhar até desgrudar do fundo da panela. Aromatize com o chá de jasmim.
Distribua em tacinhas. Deixe esfriar.
Para a ganache derreta o chocolate em banho-maria, adicione o creme de leite e misture bem. Adicione o chá de jasmim. Coloque na geladeira por aproximadamente uma hora. Decore o doce com a ganache.
Serviço:
29ª Expoflora
Data: de 02 a 26 de setembro, de quinta-feira a domingo - nos dias 06 e 07 (segunda e terça - feriado da Independência do Brasil),
Horário: das 9h às 19h
Localização: Holambra, (rodovia Campinas-Mogi Mirim - SP 340 -, Saída 140), distante 140 km de São Paulo e 40 km de Campinas
Ingressos na bilheteria: R$ 27,00. Crianças com idade até 5 anos têm entrada franca
Informações: (19 3802.1421 - e-mail contato@expoflora.com.br