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Versatilidade garante abóbora no cardápio do brasileiro
Legume símbolo do Halloween é consumido o ano todo no Brasil. Popularidade está atrelada a preço acessível, sabor, alto valor nutricional e ao grande número de receitas a partir de variedades como Cabotiã, Moranga e de Pescoço.
Símbolo do Halloween, celebração norte-americana que a cada ano ganha mais adeptos também no Brasil, a abóbora, apesar de ser frequentemente utilizada no cardápio dos brasileiros recebe mais atenção durante a Semana do Halloween, celebrado tradicionalmente no dia 31 de outubro.
Não é para menos. A abóbora – ou jerimum, como o legume é conhecido em diversas partes do País - é extremamente versátil, podendo ser utilizado em pratos doces ou salgados, da entrada à sobremesa. Outro fato que ajudou a impulsionar o consumo do legume foi sua descoberta como aliado do emagrecimento. Ultimamente, a abóbora se tornou ingrediente presente nas dietas de controle de peso, por ter pouco carboidrato e poucas calorias. É barata, está disponível o ano todo e oferece diversas variedades: cabotiã (ou japonesa) moranga, menina, abóbora-de-pescoço.
Ingrediente sempre presente na cozinha das donas de casa e, em restaurantes de alta gastronomia, não faltam criações com abóbora para agradar aos mais exigentes paladares. E para apresentar pratos mostrando a versatilidade do ingrediente, a chef Lú Bolos irá preparar um prato doce com abóbora e dar dicas de aproveitamento do alimento no VERSÁTIL & ATUAL da próxima 4a feira (31/10), programa apresentado pela Flor, na REDE FAMÍLIA.
Aproveitamento de alimentos no combate à fome
Além de Halloween, outubro também é o mês de combate à fome e ao desperdício de alimentos. Desde 1981, o dia 16/10 foi instituído como o Dia Mundial da Alimentação, data lembrada em 150 países com discussões e atividades que têm por objetivo sensibilizar a sociedade contra o desperdício de alimentos e a luta contra a fome, uma das piores mazelas da humanidade. Para tratar do tema, no próximo dia 31 (4ª), a programação do Visão Geral, apresentado por Alberto César na REDE FAMÍLIA, contará com a presença da nutricionista Bruna de Angelis, da Centrais de Abastecimento de Campinas S.A. (Ceasa Campinas), 4º entreposto do Brasil e o 2º do estado de São Paulo, onde funciona o ‘Banco Municipal de Alimentos’.
Além de ressaltar os benefícios do consumo de todas as partes da abóbora, legume que é 100% utilizável, a nutricionista falará, ainda, a respeito das características nutricionais encontradas nas principais variedades disponíveis no varejo.
Sobre o Banco de Alimentos, projeto que funciona por um convênio entre a Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Bruna falará sobre volume arrecadado, número de entidades cadastradas e famílias atendidas. Diariamente o Banco de Alimentos garante alimentos a aproximadamente 32 mil pessoas, com a arrecadação de 70 toneladas por mês. Em 2017 o volume chegou a 834,8 toneladas.
Serviço:
Versátil & Atual: Apresentação: Flor. Programa feminino, dicas de beleza, saúde e culinária. Segunda à sexta das 15h às 17h.
Visão Geral: Apresentação: Alberto César. Programa de entrevistas que recebe personalidades de diversos setores da sociedade. Segunda à sexta às 21h30, com reprise às 9h30.
Sobre a Rede Família
Emissora de TV aberta, com sede em Limeira e estúdios em Campinas, a Rede Família atua no mercado regional de entretenimento, informação e cultura desde 1998. Sua programação tem como missão e valores entregar conteúdos voltados à informação, educação e entretenimento que contribuam para o crescimento e desenvolvimento da família, da sociedade e de todos os públicos que o canal atinge. Seu objetivo é fortalecer os princípios da honestidade, generosidade, educação, respeito, responsabilidade e união, em prol da valorização de uma sociedade mais justa e sustentável.
A emissora é conhecida por possuir a grade de programação mais flexível do mercado e o sinal de maior abrangência do Interior Paulista. Também está disponível a telespectadores de todas as partes do País a partir do sinal de satélite, atingindo um público total de cerca de 88 milhões de pessoas em todo o Brasil.