• NOTICIAS

      02/11/2018 | Reciclagem de Poliestireno Expandido – EPS

      Manual traz orientações técnicas para catadores e cooperativas de reciclagem

      Elaborado pelo Comitê de EPS da Plastivida o Manual tem o objetivo de disseminar a revalorização e a reciclagem do EPS

      A Plastivida, por meio de seu Comitê de EPS, lançou neste dia 30/10 o “Manual de Orientações para Cooperativas - Revalorização e Reciclagem de Poliestireno Expandido – EPS (conhecido pela marca Isopor®)” para capacitar as Cooperativas de catadoras e catadores de materiais recicláveis com informações técnicas básicas sobre o EPS, bem como sua reciclabilidade e condições necessárias para viabilizar a sua comercialização e posterior reciclagem. O Manual tem o objetivo de orientar as Cooperativas a identificar, separar, prensar e enfardar o EPS para reciclagem.

      Segundo Ivam Michaltchuk, Coordenador do Comitê de EPS, iniciativas como esta contribui para fortalecer a reciclagem. “Hoje, o setor do plástico já possui a capacidade de reciclar grandes quantidades de EPS, porém a participação da população no descarte correto dos resíduos na coleta seletiva e a contribuição das cooperativas é essencial para que a taxa de reciclagem continue crescendo cada vez mais”, afirma o executivo.

      O EPS é amplamente utilizado em produtos para os setores de alimentos, construção civil, embalagens, automotivo, arquitetura e decoração, entre outros segmentos. Além disso, é inerte, atóxico e 100% reciclável, assim como todos os plásticos. São reciclados anualmente, em média, no Brasil, 34% do EPS pós-consumo. Índice que pode crescer com o aumento das boas práticas de consumo, descarte correto dos plásticos e da coleta seletiva.

      No do processo de reciclagem, esses produtos podem ser transformados em argamassa, decks de piscina, concreto leve, molduras de quadros, rodapés, calçados, materiais de escritório, embalagens para a proteção de objetos, entre outros.

      Segundo Miguel Bahiense, presidente da Plastivida, a atuação das Cooperativas nesse processo é de suma importância. “A Cooperativa é um elo importante no processo de reciclagem de EPS e na transformação em novos produtos. É um agente ambiental que contribui para o desenvolvimento sustentável de nossa sociedade”, afirma Bahiense.

      Sobre Comitê de EPS - Por meio do Comitê do EPS, a Plastivida busca promover ações de responsabilidade socioambiental em relação à reciclabilidade do material, evidenciando suas propriedades, contribuições e aplicação perante a sociedade e o meio ambiente.

      Sobre a Plastivida – A Plastivida é o instituto socioambiental dos plásticos e atua de maneira colaborativa, por meio da educação ambiental, para disseminar informações científicas sobre os plásticos - suas propriedades, aplicações, reciclabilidade, além do uso responsável e descarte adequado - a fim de contribuir com o desenvolvimento social e ambiental.


      Para mais informações: www.plastivida.org.br



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •