NOTICIAS
Em virtude das recentes declarações do futuro ministro Osmar Terra a respeito da possível limitação do horário de venda de bebidas alcoólicas e sobre outras questões que podem afetar fortemente o setor, como o projeto conhecido como "Fecha Bar", o presidente da Abrasel RMC (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Matheus Mason, enviou o comunicado abaixo aos associados no sábado, 22.12.
Caros amigos associados,
Tanto as questões do futuro ministro Osmar Terra quanto o projeto de lei conhecido como "Fecha Bar" devem ser fortemente combatidos por todos nós!
O aceite da restrição do horário de funcionamento é uma porta para tantas outras restrições que irão reduzir cada vez mais o empreendedorismo e nossa capacidade de sobrevivência enquanto setor, como empresários e como sociedade.
A pedido de toda a Diretoria Nacional da Abrasel, vamos nos mobilizar nas redes sociais, na imprensa, com nossos contatos, com autoridades, entre outros, para sensibilizar a sociedade que não é o bar que gera a violência, mas sim a rua vazia, escura e abandonada, que propicia espaço para atuação de marginais e delinquentes, entre tantos outros problemas.
O comércio responsável, amigo do vizinho, que gera emprego e proporciona lazer e convivência aos cidadãos não deve ser penalizado desta forma.
Decisões unilaterais, restritivas e com pouca análise de seus desdobramentos acabam trazendo graves consequências, como a restrição de horários, que irá gerar desemprego, maior violência, ruas abandonadas e uma população cada vez mais reclusa em suas residências!
O que precisamos é de bairros com vida, com comércios abertos, com restaurantes e bares cheios, com parques, com famílias nas ruas, pois somente desta forma teremos cidades mais humanizadas e seus habitantes com maior consciência do exercício da cidadania!
O que o cidadão precisa se perguntar é se não houvesse o bar ou o boteco vizinho, ele se sentiria mais seguro em chegar casa sozinho a noite... Ele gostaria de morar ou andar em uma rua deserta à noite, escura?
O correto não é limitar os horários de atuação dos estabelecimentos, essa decisão é ruim, limitada e genérica, atingindo negativamente todos os comércios que trabalham corretamente e de acordo com a lei. O correto é atuar naqueles que geram problemas pontuais e assim resolver a situação.
Vamos trabalhar por um Brasil novo, mais simples de empreender!
Um forte abraço a todos
Matheus Mason
Presidente Abrasel RMC