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PRECISAMOS FALAR SOBRE O DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL
Leonardo Lima*
“A responsabilidade nos negócios faz a companhia se perpetuar”. Essa frase responde muito bem a um questionamento importante: por que ter consciência empresarial? Pode não ser claro ainda para muitos, mas é preciso que as companhias reflitam sobre seu impacto socioambiental e as mudanças clamadas pela sociedade. Em mais de 12 anos à frente de projetos que dialogam com essa realidade, tenho visto a crescente preocupação de públicos internos e externos com o tema, fazendo esse tema ganhar força quando se fala não só de lucro, mas também de reputação .
É imprescindível entender o propósito maior que a empresa leva em seu DNA, conscientizando cada funcionário, acionista, fornecedor e cliente. Nossa marca tem traduzido essa consciência em uma política global, que nos faz atuar em um Capitalismo Consciente pioneiro para o setor de alimentação rápida. Denominamos essa política como uma Escala para o Bem, que se reflete em ações mundiais, regionais e locais. E ela tem apresentado resultados cada vez melhores.
2019 marcará o nosso décimo primeiro ano de apoio à WWF e a Hora do Planeta, ação de sensibilização para o uso de recursos do planeta, as mudanças climáticas e seu impacto. É um momento de demonstrar preocupação com a questão ambiental. Mas vamos além. Até 2030 vamos diminuir em 36% nossas emissões de gases de efeito estufa, além de 20% do que é emitido pela nossa cadeia de suprimentos. Ao todo, serão 11 milhões de toneladas de CO2 que não alcançarão a atmosfera, equivalente ao impacto da plantação de 3 bilhões de árvores, ou 25 milhões de carros fora das ruas e estradas. No Brasil, já temos o orgulho de dizer que 100% das nossas embalagens são provenientes de fontes renováveis ou certificadas, grande parte dos restaurantes já possui sistemas de captação e reutilização de água e na maioria deles utilizamos luzes com a tecnologia LED, que reduz o uso de energia e equipamentos que requerem menor uso de energia.
Esses projetos são apenas parte da agenda, que também permeia a qualidade dos produtos usados em toda a cadeia: qual a origem da produção de cada Big Mac que chega à mesa do cliente? Se queremos diminuir nosso impacto no planeta na produção de alimentos, precisamos usar melhor os recursos naturais e nos alimentar de maneira eficiente. Por toda cadeia de valor do McDonald’s, a produção de carne bovina representa o maior impulsionador de emissões de carbono e consumo de água, e, em algumas regiões, o setor de carne bovina é um dos principais impulsionadores do desmatamento tropical. Por isso, o McDonald´s foi a primeira rede de serviço rápido a comprar carne proveniente de regiões onde a pecuária é mais produtiva e requer menos espaço, desestimulando qualquer necessidade de desmatamento, a chamada carne sustentável.
Fazemos dessas iniciativas exemplos para continuar investindo na mudança da operação, que também impacta todos os funcionários. Por meio da educação e abordagens de ensino inovadoras , conscientizamos cada pessoa que carrega o “M” em seu uniforme. Da liderança ao atendente. A inserção de jovens e a oportunidade do primeiro emprego, inclusive, também é uma importante bandeira social que temos levantado e os resultados positivos são enormes.
A Economia Circular tem ganhado cada vez mais espaço no país. Ela tem como objetivo repensar como utilizamos os recursos e desde a origem questionar o descarte e evitá-lo. Reduzir, reutilizar, recuperar materiais recicláveis. Isto sempre muito bem pensado e planejado para ser colocado em prática desde o início de cada projeto. É importante mostrarmos o quão prejudicial pode ser para o meio ambiente e para as pessoas aquele velho costume de “comprar, consumir e jogar fora”. Precisamos reutilizar! É exatamente isto que a economia circular propõe. Precisamos urgentemente estancar a verdadeira “hemorragia“ de recursos que observamos ao ver resíduos sem aproveitamento como matéria prima para novos processos. Precisamos urgentemente educar a sociedade como um todo sobre os prejuízos que são causados pela destinação incorreta dos resíduos. Vide o que passou em todas as cidades, pós carnaval. Se quisermos um carnaval 2020 assim como uma sociedade diferente e mais sustentável, devemos iniciar já o processo de mudança .
É preciso ter equilíbrio em tudo. Nos negócios e nos investimentos sustentáveis não é diferente. Mas promover iniciativas como as citadas acima e manter a liderança de mercado não é uma combinação utópica, porém requer compromisso firme e perene. Compromisso esse que determinará quais empresas deixarão de dialogar com seus públicos e desaparecerão e quais se perpetuarão e vão seguir ajudando a construir um mundo cada vez mais sustentável.
Esperamos estar no mercado pelos próximos 50, 100 anos. Esse objetivo requer pensar de forma diferente e corajosa assumindo os riscos e benefícios de liderar a categoria.
(*) Diretor de Desenvolvimento Sustentável do McDonald’s América Latina
Neste sábado (30), rede ‘apagará’ os arcos dourados dos mais de 900 restaurantes no Brasil para conscientizar sobre o uso de recursos do planeta e as mudanças climáticas
McDonald’s participa pela 11ª vez da Hora do Planeta e reafirma compromisso com o meio ambiente
Preocupação clara dos consumidores em esfera global, o desenvolvimento sustentável é um dos temas prioritários para o McDonald’s há vários anos. Planejar mudanças que reduzam o impacto no meio ambiente tem norteado decisões importantes da empresa, como a redução da emissão de gases de efeito estufa. Neste sábado (30), a companhia reforça seu compromisso e parceria de mais de 10 anos com a WWF e participa da “Hora do Planeta” apagando por uma hora as luzes externas dos mais de 900 restaurantes no Brasil.
“Atitudes como esta reforçam nosso compromisso com o desenvolvimento de ações que promovam impactos positivos na sociedade. No Brasil, temos projetos importantes para reduzir o impacto do negócio no meio ambiente, a partir de iniciativas como: uso de embalagens 100% certificadas, separação dos resíduos gerados nos restaurantes, compra de carne advinda de regiões de manejo sustentável, educação para o Desenvolvimento Sustentável, entre outros. Somos líderes do segmento de serviço rápido de alimentação e entendemos que é nosso dever agir frente à de alguns dos maiores desafios ambientais da atualidade.” afirma Leonardo Lima, Diretor de Desenvolvimento Sustentável do McDonald’s no Brasil.
Com metas globais e locais, a empresa trabalha dentro de uma política interna chamada “Escala para o Bem”, que usa toda a força, tamanho e alcance da marca para impulsionar o progresso onde é mais relevante. No país, alguns dos principais compromissos envolvem reciclagem de resíduos, compra e estimulo a produção de carne sustentável, redução do consumo de energia e água, apoio e execução de projetos de economia circular, projetos para o emprego juvenil e nutrição infantil.
Principais iniciativas:
A companhia se comprometeu a diminuir em 36% as emissões de gases de efeito estufa até 2030, além de 20% em toda sua cadeia de suprimentos dentro do mesmo período. Ao todo, serão 11 milhões de toneladas de CO2 que não alcançarão a atmosfera, equivalente ao impacto da plantação de 3 bilhões de árvores, ou 25 milhões de carros fora das ruas e estradas;
Há cerca de quatro anos, os restaurantes da rede inaugurados no Brasil são equipados com luzes de tecnologia LED. Com isso, a economia de energia elétrica na iluminação dos restaurantes chega a 40%. A empresa também adota o uso de painéis solares que aquecem a água para limpeza de equipamentos, assim como películas transparentes nos vidros que ajudam a reter o calor, reduzindo o uso do ar-condicionado;
Através de projetos de otimização do uso da água, há captação e armazenamento da água da chuva para reutilização nas partes internas e externas dos restaurantes, como na lavagem de pisos, descargas, limpeza e rega de jardins. A redução do consumo de água com esse sistema chega a 50% do total, além do uso do líquido de condensação dos equipamentos de ar-condicionado;
O McDonald’s tem um compromisso global de adotar estratégias sustentáveis para embalagens e recicláveis até 2025, que inclui que 100% das embalagens sejam provenientes de fontes renováveis ou certificadas – no Brasil a meta já foi alcançada;
Como um dos associados ao CEMPRE (Compromisso Empresarial para a Reciclagem), a empresa soma esforços para a diminuição de resíduos de uma maneira geral, como a reciclagem de embalagens e óleo de cozinha usados nos restaurantes;
Para conhecer mais sobre os compromissos do McDonald´s no Brasil, acesse www.mcdonalds.com.br - Desenvolvimento Sustentável.
Sobre a Arcos Dorados
A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo, tanto em vendas totais do sistema como em número de restaurantes. A Companhia é a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe, com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios, incluindo Argentina, Aruba, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Curaçao, Equador, Guiana Francesa, Guadalupe, Martinica, México, Panamá, Peru, Porto Rico, St. Croix, St. Thomas, Trinidad & Tobago, Uruguai e Venezuela. A Companhia opera ou franqueia mais de 2.180 restaurantes McDonald’s com mais de 90.000 funcionários e é reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar no América Latina. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia visite a seção de Investidores de nosso site: www.arcosdorados.com/ir