NOTICIAS
Observatório da Longevidade promove evento gratuito para o público sênior em Campinas
Ação será realizada no dia 27 de abril no Centro Cultural Brasil Estados Unidos, no Cambuí
A Praça da Longevidade, uma iniciativa do Observatório da Longevidade de São Paulo, traz para Campinas uma programação gratuita de eventos dirigidos para o público sênior, que busca aliar maturidade, conhecimento, bem-estar e qualidade de vida. As atividades serão realizadas no dia 27 de abril, das 9h às 18h, no Centro Cultural Brasil Estados Unidos, na Avenida Júlio de Mesquita, no Cambuí.
A programação contará com uma breve apresentação de oito cursos já oferecidos pela Praça da Longevidade, e que buscam explorar a interatividade e troca de experiências entre os participantes. Um deles é sobre Liderança Feminina, principalmente no que se relaciona à atividade empreendedora. Outro curso muito procurado é o que enfoca a redescoberta de talentos que a pessoa possui, mas nunca os explorou.
O evento contará ainda com palestras que abordarão questões como os desafios da vida profissional quando se passa dos 55 anos, direitos da pessoa idosa e a sexualidade na idade madura. "Vamos oferecer ainda uma série de atividades culturais, como canto de coral, exposição fotográfica e de artes plásticas para enriquecer este dia", explica Fábio Nogueira, fundador do Observatório da Longevidade.
Programação traz instrutora com passagem pela ONU
Entre os instrutores e palestrantes confirmados estão Tiemi Yamashita, estrategista social com atuação em projetos da ONU e criadora de projetos inovadores que mesclam responsabilidade socioambiental e desenvolvimento humano. Ela traz como diferencial treinamentos temáticos com influência da cultura japonesa. Outros nomes de peso como o especialista em desenvolvimento do potencial humano, Maurício Duarte, a escritora Giulia Moon e o psicólogo Joaquim Motta, também estão entre os palestrantes confirmados para o evento.
Toda a programação será aberta ao público e não há necessidade de inscrição. A estrutura para receber os participantes contará com dois food trucks para venda de alimentos e bebidas. "O espaço também estará aberto para grupos artísticos que queiram se apresentar. Basta entrar em contato com o Centro Cultural Brasil Estados Unidos para ser incluído na programação. Tudo que será apresentado no dia ou é feito pelo público mais velho ou orientado para o público mais velho", explica Fábio.
A filosofia do evento é mostrar para as pessoas que a população mais velha é produtiva, ativa e têm muita energia. "Não existe mais aquele vovô velhinho, que fica em casa de pijama. Essa imagem de pessoas de 60, 65, 70 anos é completamente ultrapassada", diz. Ele acrescenta que as pessoas nesta idade são muito saudáveis hoje em dia, produtivas intelectualmente e fisicamente. "Fazem ginástica, escrevem, estão na política, no mercado de trabalho, nas artes".
Alterar a visão de que as pessoas mais velhas são dependentes e improdutivas é uma das missões do Observatório da Longevidade, como explica Nogueira. "Os mais velhos são não apenas o repositório da cultura da nação como acumulam uma experiência valiosa que deve ser compartilhada com os mais jovens, conclui".
SERVIÇO:
O quê: Praça da Longevidade do Observatório da Longevidade
Atividades: Apresentação de cursos, palestras, atividades culturais e outras vivências
Quando: 27 de abril, das 9h às 18h
Onde: Centro Cultural Brasil Estados Unidos, na Avenida Júlio de Mesquita, 606, Cambuí
Entrada: Gratuita