NOTICIAS
Atleta de Valinhos ganha ouro no Mundial de Natação na Coreia do Sul
Márcio Almeida conquistou quatro pódios para o Brasil e se classificou entre os cinco primeiros em mais três provas
O atleta Márcio Almeida, de Valinhos, participou em agosto do Campeonato Mundial Master dos Esportes Aquáticos em Gwangju, na Coreia do Sul e trouxe para casa sete medalhas, entre elas, uma de ouro no 100m costas, duas de prata na prova de 50m costas e 200m costas e uma de bronze no revezamento 4x50 livre misto 240+. Além desses pódios, o brasileiro ainda conquistou o quarto lugar no 200m medley e revezamento 4x50 livre masculino 200+ e quinto lugar no revezamento 4x50 Medley masculino 200+.
A competição aconteceu pela terceira vez e é realizada a cada dois anos, em seguida do Campeonato Mundial dos Esportes Aquáticos, aproveitando toda a infraestrutura que é oferecida aos atletas de alto rendimento. "Participar de um Campeonato Mundial de Natação Master é algo incrível. Estar presente em um campeonato que tem 5.700 atletas de 84 países provoca uma sensação inigualável para um atleta. A infraestrutura da piscina é partilhada entre os melhores nadadores e recordistas do mundo para com os nadadores master poucos dias após o termino da competição oficial", reforça Almeida.
Após longos seis meses de treinamentos na piscina, musculação e alongamentos na Academia Swim Center, em Valinhos, sob a supervisão do coach Thiago Oliveira, Márcio foi recompensado. "Pelos meus 6 meses de treinamentos duros em piscina, musculação e alongamentos, esperava trazer medalhas. Sabia que a preparação não ia ser fácil pois eu precisava treinar em piscina olímpica de 50 metros para estar adaptado. A academia Swim Center me apoiou, permitiu que eu ampliasse os treinos e usasse os equipamentos de musculação. Participei de competições locais para ter avaliação e resultado dos treinos, e começaram a vir. A prova que fui campeão, 100 metros costa, me trouxe uma fadiga extrema ao final dela, mas uma alegria indescritível. Realização total e acima do que eu esperava", finaliza.
A paixão por competições na área de natação teve início por volta dos catorze anos, quando participou pela primeira vez dos Jogos Regionais de Jundiaí, cidade em que nasceu e viveu por cerca de trinta anos. A dedicação ao trabalho o afastou da piscina por um tempo, mas por indicação médica, aos quarenta anos Almeida voltou e logo estava competindo novamente.
Confira as premiações:
100m costas – 1'12''79 – 1º lugar
200m costas – 2'41'' – 2º lugar
50m costas – 33''33 – 2º lugar
4x50 livre misto 240+ – 3º lugar
4x50m livre masculino 200+ – 4º lugar
200m medley – 2'41'' – 5º lugar
4x50 medley masculino 200+ – 5º lugar