• NOTICIAS

      30/10/2019 | Abrasel RMC - Encontro de Negócios

      Tendências: mercado de food service passará por grandes transformações nos próximos cinco anos


      Evento promovido pela Abrasel RMC revela que restaurantes e bares devem ficar atentos às mudanças; elas ocorrerão em tecnologia, marcas, novos produtos e atendimento ao consumidor

      Novas tendências já em andamento em diversos países, especialmente nos Estados Unidos, a meca das novidades quando o assunto é mercado de alimentação fora do lar, devem desembarcar no mercado brasileiro nos próximos cinco anos. As novidades vão provocar uma profunda transformação no mercado e mudar a relação dos estabelecimentos com o consumidor, desde as novas tecnologias, forma de divulgação dos produtos, construção de imagem, fidelização e desenvolvimento de novos produtos para atender consumidores cada vez mais exigentes e antenados com a forma de consumo.
       

      As novidades recém apresentadas ao mundo em feiras dos Estados Unidos foram explicadas por especialistas no 3º Encontro de Negócios promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Região Metropolitana de Campinas (Abrasel RMC). Com a temática "Tendências do Mercado Food Service", o evento reuniu proprietários, gerentes e chefs de bares e restaurantes da região de Campinas e outras cidades do interior de São Paulo.

       

      TECNOLOGIA

      Intensificação das vendas por aplicativos. Substituição de pessoas por máquinas e Inteligência Artificial (IA). Pedidos e pagamentos feitos por novas ferramentas tecnologias como WattsApp, totens e computadores de mesas. Compras em estabelecimentos sem a necessidade de caixas. Pedidos feitos por celulares e retirados em minutos nas lojas. Estas são algumas novidades que já começam a ser implantadas em vários países, inclusive em cidades brasileiras, como Campinas.


      "A tecnologia, como auto-atendimento, consumo e postos de antecipação de retiradas, vai vir forte para o Brasil nos próximos anos", alerta Rafael Mendes, fundador da SW Fest, empresa que desenvolve novas tecnologias de cardápios e formas de pagamento. "Vislumbro um crescimento muito grande do uso da Inteligência artificial, com custo acessível para os estabelecimentos", disse ele, lembrando que esta tendência é semelhante a que foi implantada pelo stor automotivo há uma década.
       

      Uma das tendências já em curso no setor de alimentação e que deverá ser ampliada é a do pedido e entrega através de aplicativos como Ifood, Uber Eats, entre outros. Mas quem acredita que os aplicativos vá trazer prejuízos para os bares e restaurantes, Mendes citou números eu provam o contrário: 86¨% das pessoas acreditam que o aplicativo reduz tempo de atendimento e conversão; 93% das pessoas acreditam que eles trazem impacto favorável como fidelização, aumento de vendas e visitas aos estabelecimento;  76% dos consumidores tomam decisões de compra ou visita na última hora; as vendas através de Delivery devem aumentar 77% até 2022. "Os números mostram que as vendas reais com as novas tecnologias cresceram", afirma Mendes.
       

      O executivo revelou que outra tendência para o setor será u uso cada vez maior de máquinas e robôs, desde a recepção do cliente até a entrega de produtos, especialmente em hotéis, no período da noite. Estas mudanças, já fortes nos Estados Unidos e que devem chegar em breve no Brasil, visam redução de custos com mão de obra.
       

      Ele cita, como exemplos, lojas da rede Mc Donald's nos Estados Unidos, que estão substituindo atendentes por totens de auto-atendimento. Outro exemplo são os hotéis, que no período noturno já utilizam robôs para entrega de pedidos nos quartos.
       

      Outra novidade, esta já em fase de testes no Brasil, na cidade de Campinas, são tecnologias para pagamento de contas via WattsApp. Um desktop disponibilizado na mesa do bar ou restaurante permite que o cliente peça e receba sua conta pelo aplicativo, onde é feito o pagamento através do reconhecimento facial da pessoa. Tudo isso em poucos minutos e sem a necessidade de o garçom levar a conta em papel na mesa.
       

      A compra de produtos sem precisar sacar cartão ou dinheiro da carteira para efetuar o pagamento também é outra tendência para o setor. Sensores espalhados pela loja possibilitam que o produto seja incluso na conta do cliente automaticamente, sem necessidade de passar por um caixa. Assim que ele cruza a porta, recebe uma mensagem em seu telefone com todos os itens comprados, valor gasto e debitado em sua conta bancária.
       

       
      PUBLICICADE

      Esqueça imagens puras e simples de pratos e dinks nas redes sociais, como estratégia para atrair os clientes. O consumidor atual deseja receber em suas redes sociais (Facebook, Instagram, sites, por exemplo) conteúdos. Isso significa notícias relacionadas aos negócios que agreguem informações e histórias do estabelecimento.
       

      "As marcas que vão sobreviver são aquelas que investem em conteúdos, propósitos e na formação de sua identidade", alerta o publicitário Bruno Martini, diretor da agência de publicidade Papagaio.
       

      Segundo Martini, o consumidor se cansou de ver postagens nas rede com cunho puramente de propaganda ou somente de imagens de produtos. A tendência neste campo são materiais trabalhados, que tragam informações, contem histórias dos pratos, da casa, de clientes.
       

      Outro fator que vai ser determinante para a continuidade dos negócios de food service será o trabalho da identidade de cada estabelecimento. "Cada um tem sua própria identidade. É preciso trabalhar isso de forma única para atrair e tocar o coração dos clientes", explica.

       

      MERCADO

      Thiago Brandão Farias, Consultor Internacional do Serviço Apoio as Micros e Empresas (Sebrae) São Paulo, revelou que estudos realizados pela entidade apontam mudanças sensíveis de comportamento e compra no Brasil para os próximos anos. O consumidor brasileiro busca novas formas de alimentação, mais saudáveis. Produtos naturais, mais sustentáveis, com menor grau de industrialização e que contenham mais substâncias funcionais devem ser os preferidos dos consumidores daqui para a frente.
       

      Outra transformação que o setor de alimentação – isso incluir tanto a indústria como a alimentação fora do lar - enfrentará nos próximos anos diz respeito ao lançamento de produtos. Seu desenvolvimento e lançamento deverão ser cada vez mais rápidos. Os cardápios, alerta Farias, deverão ser substituídos com maior constância e intervalos de tempos mais curtos.
       

      Outro desafio para os bares e restaurantes brasileiros será conhecer melhor seu público, com o objetivo de buscar novos consumidores. Nesta estratégica, ganharão força, segundo ele, insights, inovações, restaurante Pop Up, desenvolvimento de cardápios sazonais, maior conexão entre donos e fornecedores, rastreabilidade, certificação de produtos e ações de experiências para o consumidor.
       

      Dentro da proposta de aproximar donos de bares e restaurantes de fornecedores, Farias conta que o Sebrae Campinas já trabalha em um modelo de negócios que deverá ser implantado em 2020. "O Sebrae Campinas está pensando em várias aços para fazer esta conexão e  desenvolver uma cadeia regional de fornecedores", afirma.
       

      O presidente da Abrasel RMC, Matheus Mason, explica que os encontros promovidos pela entidade têm o propósito de ajudar empresários do setor na RMC no desenvolvimento e atualização de seus negócios, uma vez que o segmento passa por grandes mudanças rápidas, sejam elas na parte gerencial, administrativa, apresentação de cardápios, formas de divulgação e relacionamento com o cliente, maneiras de venda, entrega e pagamentos.
       

      "A Abrasel RMC procura trazer especialistas em cada área para apresentar conteúdos e novos conhecimentos das tendências que vão chegar ao mercado nos próximos anos", explica. "É uma forma de contribuirmos para que eles estejam preparados para as mudanças e sobrevivam em um mercado pulverizado e bastante competitivo", completa ele.
       

      O mercado de alimentação fora do lar no Brasil movimenta cerca de R$ 205 bilhões por ano no Brasil. Na Região Metropolitana de Campinas este segmento conta com cerca de 12 mil estabelecimentos em funcionamento.

      #Abrasel #foodservice #RMC #restaurantes #bares #alimentação #Brasil #Campinas #Vip #vipvirtual





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •