• NOTICIAS

      13/04/2011 | Boldrini estende curso de informática

      Boldrini estende curso de informática para pais de pacientes

       
      A 19a Edição do Curso de Informática oferecido pelo Centro Infantil Boldrini aos pacientes em tratamento no Hospital, em parceria com a People Computação, teve início em março com uma novidade: a partir deste ano, pais e mães de pacientes também poderão cursar o programa. Inicialmente o programa tinha como objetivo incentivar o paciente nos conhecimentos de informática, auxiliando-os no desempenho escolar e inserção social. O sucesso foi tal, que os pais também se motivaram para este aprendizado.
       

      Jóis Louiz de Souza e mais duas mães de pacientes foram os primeiros inscritos e selecionados para participar do programa. Jóis relata com entusiasmo a conquista alcançada. “Resolvi participar, em primeiro lugar, porque já venho ao hospital para trazer meu filho para as aulas do curso e, segundo, porque acho importante aprender a utilizar o computador. Está sendo ótimo para mim”, explica o eletricista, de 52 anos e morador de Campinas. O filho R.A.S., tratou de câncer no Boldrini há dez anos.

      Jóis também destaca a importância que as aulas terão na sua atividade profissional. “Apesar de ter achado o início do curso um pouco difícil, sei que logo poderei conversar com meus clientes e enviar orçamentos por e-mail, além de fazer recibos”, conclui.


      Ivana Regina Benvenuto, assistente social do Boldrini e responsável pelo projeto, destaca a iniciativa dos pais e a abertura de vagas para novos participantes. “Este ano recebemos solicitações de mães e pais para fazer o curso no hospital e entendemos ser interessante a abertura para essa participação, pois o objetivo desses pais é aprender informática, bem como se qualificar para o mercado de trabalho”, revela.

      Além dos três adultos, também se inscreveram outros quinze pacientes, com idades entre 12 e 23 anos. Eles farão o curso que tem duração de um ano. As aulas serão realizadas todas as quintas-feiras, na Biblioteca do hospital, em três horários. As disciplinas ministradas serão Windows XP, Internet Explorer, PowerPoint e Word. A People Computação será a responsável pelo material didático, metodologia e monitores.
       

      O curso tem como principal objetivo resgatar projetos de melhoria de vida aos pacientes em tratamento ou pacientes com doenças hematológicas crônicas, que perdem qualidade de vida e engajamento social-escolar e profissional em função dos limites, intercorrências, discriminação, baixa autoestima e inibição pelo comprometimento da imagem corporal.
            

      Ainda segundo Ivana, o curso visa aproximar o paciente do mundo da informática. “Esse é um curso básico e profissionalizante que qualifica o paciente para o mercado de trabalho. Além de possuir as características de formação para o trabalho, o curso também ajuda o paciente a melhorar sua autoestima”, explica.
       

      O curso de informática existe há 19 anos e já passaram pelo projeto cerca de 200 pacientes. Os pacientes e pais interessados em participar das próximas turmas devem procurar a assistência social do hospital. Os pacientes precisam ter idade mínima de 10 anos e concluído a 4a série do ensino fundamental.

       

       

      Boldrini

       

      O Centro Infantil Boldrini, referência latino-americana, há 33 anos atua no cuidado a crianças e adolescentes com câncer ou de doenças do sangue. Atualmente, o Boldrini trata cerca de 7 mil pacientes de diversas cidades brasileiras e alguns de países da América Latina, a maioria (80%) pelo SUS.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •