• NOTICIAS

      05/05/2011 | Capela da Estação no Campinas DECOR

      Capela da Estação: Projeto inova e traz combinação moderna e aconchegante


      Arquiteta concilia tendências passadas com atuais, trazendo movimento, luz e cor ao ambiente.
       

                  Com um projeto que promete atrair muitos olhares e admiradores a arquiteta e decoradora, graduada pela Universidade Paulista (Unip), Eliani Bustamante Rodriguez em parceria com a Vitrais Ton Geuer, empresa que está há 50 anos no mercado, traz para Estação Cultura, antiga ferroviária da FEPASA, uma capela com aspectos inovadores que valorizam a luminosidade sem fugir da sua característica principal – um espaço de adoração e reflexão.

                  Para idealizar o ambiente é preciso esquecer as pequenas frestas de luz que encontramos nas capelas tradicionais e imaginar um espaço com tons claros e bem iluminado, acrescentar vitrais que dão um toque de cor ao ambiente e cascatas de água que quebram a monotonia tradicional dos centros religiosos. Distribuir, ainda, vidros iluminados e espelhos pelas paredes e chão, sempre em sintonia, por fim trocar as imagens, esculturas e pinturas de santos por uma pedra esculpida com o nome de Deus em judaico (YHWH).

                  Com um investimento de aproximadamente 80 mil reais, 25 parceiros diretos e indiretos e 12 profissionais envolvidos desde a mão de obra a recepção das pessoas durante toda a mostra, a Capela da Estação, agora reestruturada propicia a população um espaço moderno, porém aconchegante e confortável, onde é possível encontrar características bíblicas da maioria das crenças representadas pelo vinho, azeite, trigo, água (purificação) e a luz.

                  Para Eliani Rodriguez, que expõe um projeto pela primeira vez na Campinas Decor, será uma honra fazer parte ativamente no processo de resgate do patrimônio histórico – “Optei pela participação na mostra justamente por ter uma grande oportunidade de mostrar meu trabalho como profissional e ao mesmo tempo para contribuir com a nossa cidade, afinal será um trabalho para todos” - conclui.

                  Essa já é a oitava vez que a Vitrais Ton Geuer participa da Campinas Decor, sempre em parceria com algum arquiteto da nossa região, para Mathilda Geuer Simmelink o espaço conseguiu alcançar a junção da tranquilidade com a sensação de paz – “A água, a luz e o vitral, todos estão em sintonia e ao contemplar o ambiente notamos o quanto é gratificante ver algo que estava praticamente esquecido e que com o evento, muitas pessoas voltam a apreciar”.

      Sobre o Campinas Decor

       Principal e mais tradicional mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do interior paulista, a Campinas Decor, que acontecerá de 29 de abril a 12 de junho na Estação Cultura, antiga estação ferroviária da FEPASA, tombada pelo Patrimônio Histórico, localizada na Praça Marechal Floriano Peixoto, na região central da cidade.

                  A Campinas Decor 2011 será a quarta edição consecutiva a ser realizada em um prédio tombado pelo Patrimônio Histórico e de propriedade pública. A realização da mostra no local será possível devido a um acordo entre sua organização e a Secretaria Municipal de Cultura. O acordo tem como objetivo a cooperação entre o governo municipal e a iniciativa privada para a recuperação do prédio.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •