• NOTICIAS

      08/11/2011 | ABAL - Recital Noite Brasileira

      Jovens cantores fazem recital Noite Brasileira


      Na próxima sexta-feira, 11 de novembro, às 20 horas, na Sala Carlos Gomes (Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes, Praça Imprensa Fluminense, s/n, Cambuí, tel. 3232-4168), a ABAL Campinas promove o Encontro Musical 1051 com participação dos jovens solistas líricos, que cursam a graduação em Música na UNICAMP, Érika Andrade, soprano, Maurício dos Santos, tenor e Rafael Novello, barítono, com Chiquinho Costa ao piano. Será uma oportunidade para que o público relembre páginas de música brasileira de compositores eruditos como: Waldemar Henrique, com “Violeiro da estrada” e “Acalanto”; Claudio Santoro, “Em algum lugar” e “Pregão da Saudade”; Francisco Mignone, “Alma adorada”; Heitor Villa-Lobos, “Modinha” e “Cantilena”, da Bachianas Brasileiras no. 5; Alberto Nepomuceno, “Soneto” e “Trovas” e de Lorenzo Fernández, “Berceuse da onda”.
       

      30 ANOS PARA NOSSA VOZ
       

      A ABAL – Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos constitui-se em um dos principais programas para a popularização da música operística e canções de compositores eruditos e semieruditos em Campinas, existindo há 29 anos. Em 18 de dezembro de 2011 a entidade celebrará 30 anos da série “Encontros Musicais”.  A ABAL Campinas foi criada a partir de uma reunião realizada em outubro de 1981, na sede da Associação Campineira de Imprensa (ACI). No encontro, quando foi cunhado o lema “Para Nossa Voz Queremos Vez”, um grupo de artistas, liderado por Alcides Ladislau Acosta, gerou uma atividade semanal de recitais de solistas líricos, conjuntos de câmera, corais e declamadores. A assembleia extraordinária de fundação ocorreu no salão social do Clube Semanal de Cultura Artística, na Avenida Irmã Serafina, em 16 de abril de 1982, com a presença de autoridades, apreciadores da música lírica, cantores e músicos, e também, de outros membros da comunidade artística de Campinas.

      Para poder realizar a série de recitais “Encontros Musicais” a ABAL Campinas reivindicou e obteve da Secretaria de Cultura um espaço desocupado à época, existente no Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes, em 1982, e ali estabeleceu a sala que denominou “SALA CARLOS GOMES”. Ali permaneceu realizando atividades artísticas por cerca de 10 anos. Temporariamente o espaço da “SALA CARLOS GOMES” foi explorado comercialmente pelo Café de la Recoleta. Entretanto, o espaço foi devolvido às suas finalidades culturais e artísticas, tendo de volta a denominação de “SALA CARLOS GOMES” dada pela ABAL Campinas e a entidade voltou a nela realizar, regularmente, os recitais líricos da série “ENCONTROS MUSICAIS”. A ABAL Campinas é dirigida por uma Diretoria Executiva que realiza um trabalho não remunerado, voluntário, e possui associados contribuintes e honorários. Seu atual presidente para o Biênio 2010-2012 é o tenor Alcides Acosta. Integram os demais cargos diretivos: Vicente de Paulo Montero, vice-presidente, Marisilda Tescaroli, diretora secretária, José Eduardo Gagliardi Florence Teixeira, tesoureiro, José Luiz Águedo-Silva, diretor artístico; Maria Aparecida Buccini, diretora social; Vera Pessagno Bréscia, diretora de Marketing e Eventos; Wilson de Martini Marques, diretor adjunto.


      A série de Música Lírica “Encontros Musicais”, que acontece na Sala Carlos Gomes, do Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes, é organizada pela ABAL Campinas, entidade civil sem fins lucrativos, declarada de Utilidade Pública pela Câmara Municipal de Campinas pela Lei n°. 5844, de 16/10/1987. Sua importância para as tradições musicais da cidade de Carlos Gomes nasceu foi reconhecida duas vezes com Diplomas de Honra ao Mérito, outorgados pela Câmara Municipal de Campinas, e por todos os meios de comunicação do Município. Atualmente, Campinas possui pelo menos dois grandes Conservatórios musicais que formam vozes para o gênero lírico, que são o Conservatório Carlos Gomes, que criou uma Escola de Ópera, e o Conservatório Pró-Música, bem como o curso superior de Canto, da Universidade de Campinas, (UNICAMP). A ABAL Campinas mantém relacionamento com todas as escolas particulares de Canto de Campinas e, também, com o Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA), a Banda Carlos Gomes, a Academia Campinense de Letras, a Academia de Ciências, Artes e Letras das Forças Armadas, a Academia Campineira de Ciências, Letras e Artes, o Centro de Poesia e Artes de Campinas (CPAC), Clube dos Poetas e instituições culturais e cívicas variadas. Desde sua fundação, a ABAL Campinas tem integrado todas as Comissões Organizadoras das Festividades a Carlos Gomes.

       

      Entrada franca.

       



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •