• NOTICIAS

      21/01/2010 | MACC recebe exposição “Tomie Gráfica”

      O Museu de Arte Contemporânea de Campinas “José Pancetti” recebe a partir desta quinta-feira, dia 22 de janeiro, a exposição Tomie Gráfica, organizada pelo Instituto Tomie Ohtake, em parceria entre o Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM/SP) e a Prefeitura de Campinas.

      Até o dia 28 de março, a população terá acesso a 90 trabalhos selecionados pelo curador Agnaldo Farias, também curador da próxima edição da Bienal Internacional de São Paulo. O conjunto de obras evidencia como a gravura é, e sempre foi, um campo inesgotável de experiências para Tomie Ohtake. O horário de visitação é de terça a sexta, das 9h às 17h, sábado, das 9h às 16, domingos e feriados, das 9h às 13h.

      A mostra faz parte da apresentação das itinerâncias planejadas pelo Instituto Tomie Ohtake – espaço cultural contemporâneo em São Paulo , que há oito anos desenvolve atividades de artes plásticas, design e arquitetura – para que as exposições contemplem outras cidades do país, além das capitais. Assim, as gravuras de Tomie já estiveram no Rio de Janeiro, em Salvador, Santos , Araraquara, Praia Grande, Ribeirão Preto e Registro.

      Gravura em metal

      A obra em gravura da artista, que totaliza mais de 400 trabalhos realizados em séries ou individualmente, surpreende pela inovação. A partir de 1987, a artista se focou na técnica de gravura em metal, onde encontrou a mesma liberdade do pincel e com a qual segue trabalhando nos últimos 20 anos, ao lado do impressor Cláudio Vasques.

      Reconhecida no exterior, as gravuras de Tomie ganharam reconhecimento internacional a partir de 1972, quando foi convidada a participar da sala Grafica D’Oggi na Bienal de Veneza - exposição que contou com a presença dos mais importantes artistas do mundo, como os norte-americanos da Pop Art, além de sua participação na Bienal de Gravura de Tóquio, em 1974, tradicional mostra internacional desta técnica.

      Serviço:

      Exposição: Tomie Gráfica

      Aberta a visitação entre os dias 22 e 28 de março

      Local: Museu de arte Contemporânea de Campinas “José Pancetti”

      Rua Benjamin Constant 1633, Centro – Campinas – SP

       

      Bruno Sgambato

      Departamento de Comunicação
      Prefeitura Municipal de Campinas



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •