• NOTICIAS

      02/08/2012 | Almanaque Café mostra de combos e big bands

      Almanaque Café promove primeira mostra de combos e big bands

      O festival começa no próximo dia 7 e reúne a nova geração de músicos que se despontam na cena instrumental

      O bar Almanaque Café, de Campinas, recebe agosto em alto estilo. Durante o mês, promove o 1º Big Bands Festival “Grandes Bandas Grandes” – uma vitrine de combos e big bands formada por jovens músicos do primeiro time.

      O Festival começa no dia 7 (terça-feira), com a Birth of the Cool Tributo, prossegue no dia 13 (segunda) com o Projeto 12, e retorna nas duas próximas terças, com Noneto de Casa (dia 21) e Mário Campos e Coletivo Orquestral (28).

      O curador do projeto e integrante do Birth of the Cool Tribute, Tiago Gomes, explica sobre os combos e big bands: “As big bands foram populares nos Estados Unidos na primeira metade do século 20. Com o passar dos anos, esse gênero abriu espaço para a experimentação, e alguns grupos optaram por formações inusitadas, aderindo instrumentação, conceitos de composição e arranjos até então característicos da música de concerto. Como resultado dessas influências surgem os grupos conhecidos como combos, estes que são grupos menores e tem um formato que remete aos tradicionais conjuntos de música de câmara ".

      Quem é quem

       

      Birth of the Cool Tributo

      O Birth of the Cool Tributo, de São Paulo, reúne jovens músicos para celebrar e interpretar ao público uma das mais importantes obras de Miles Davis, que marca a fase coolde sua carreira. Com uma sonoridade que remete ao impressionismo (movimento cristalizado na música de concerto do início do século 20), Miles inaugurou uma maneira de tocar jazz com a proposta de ser uma reação ao explosivo e frenético bebop. Essa nova maneira, que agrega conceitos da música de concerto, apresenta um jeito de tocar mais leve e calmo.

      Projeto 12

      A idéia de formar um grupo de música instrumental surgiu durante uma reunião de amigos em 2011, em Jundiaí. Com um pé no erudito e outro no popular, 12 músicos criaram o Projeto 12.

      O grupo interpreta a música instrumental brasileira com influências e arranjos de Moacir Santos, Maestro Branco, Severino Araújo, Pixinguinha, Debussy, Radamés Gnatalli, Tom Jobim, Cyro Pereira, entre outros importantes mestres do arranjo e da composição.

       

      Noneto de Casa

      Formado por músicos do Conservatório de Tatuí, o Noneto de Casa procura a multiplicidade de experiências, que se reflete em suas obras e na maneira como conduzem o trabalho, sempre com referências de Moacir Santos, Dave Holland e Banda Mantiqueira.

      O grupo interpreta um repertório com sambas, baião, jazz e arranjos autorais de obras de grandes mestres da música brasileira, como Hermeto Pascoal e Cleber Almeida.

      O grupo participou do Painel Instrumental 2012, fazendo a abertura do show de Hermeto Pascoal, e tocou ao lado de Fábio Leal, Fábio Gouvêa, André Marques, Digão Braz, entre outros.

       

      Mário Campos e Coletivo Orquestral

      O maestro e professor do Departamento de Música da Unicamp, Mário Campos, criou, em 2007, nesta universidade, o Coletivo Orquestral: uma big band com 22 integrantes que transita pela chamada “terceira via”.

      Segundo Campos, a união do jazz com a música erudita representa, mais que um desejo, uma busca de vários músicos ao redor do mundo.  “Foi o compositor e trompista norte-americano Gunther Schuller, em 1957, quem, durante uma conferência na Brandeis University, batizou essa união dos universos do jazz e do erudito como Third Stream, ou ‘terceira via’”.  Essa nova proposta que ganha personalidade e estilo marcantes na carreira de Mário Campos, músico com trajetória eclética, que integrou nos anos 80 o movimento Vanguarda Paulista, ao lado de Arrigo Barnabé, Língua de Trapo, Premê, Itamar Assumpção, entre outros.

       

       

      Serviço

      1º Big Bands Festival – Grandes Bandas Grandes

      07/08 (terça) – Birth of the Cool Tributo

      13/08 (segunda) – Projeto 12

      21/08 (terça) – Noneto de Casa

      28/08 (terça) – Mário Campos e Coletivo Orquestral

      Horário: 21h

      Local: Almanaque Café (Av. Albino José Barbosa de Oliveira, 1240. Barão Geraldo – Campinas. SP).  Telefone: (19) 3249-0014

      Horário: 21h

      Couvert: R$ 20,00

      Estacionamento no local -Serviço de manobrista - Valet - R$ 7,00

       

      Para entrevistas:

      Tiago Gomes (telefone 19 9832-0200)



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •