• NOTICIAS

      06/03/2013 | ABAL - Dia Internacional da Mulher 08/03

      Bia Machado canta neste recital

      Personagem ou heroína dos enredos de ópera e musa de compositores populares e eruditos, a mulher é um tema universal na Música. Para marcar esta data, a ABAL Campinas escalou um time de quatro cantoras e uma pianista para celebrar a Mulher como fonte de vida e objeto do amor. No “Encontro Musical” da próxima sexta-feira, 08 de março, às 20 horas, no palco da Associação Campineira de Imprensa (ACI – rua Barreto Leme, 1479, Centro, tel. 3234-2591), as sopranos Bia Machado, Marina Gabetta, Ivany Pezzopani e a mezzosoprano Vera Pessagno Bréscia, tendo ao piano Ana Carolina Sacco. Também a poeta, artista plástica e declamadora Geny Fusatto Dagnone participará com dois momentos poéticos de sua autoria. Grandes sucessos do cancioneiro exaltarão a figura feminina, por exemplo, Maringá, La Violetera, Ave Maria, Valsa da Musetta (da ópera La Bohème), Casta Diva (da ópera Norma), além de outras peças baseadas no imaginário feminino, como Morgen (Strauss), Adieu (Fauré), Caro mio ben (Giordani), Hymne a L’Amour (Piaf), O mio babbino caro (Puccini) e Ombra mai fu (Handel).  Entrada franca.

       

      QUEM SÃO OS ARTISTAS

       

      Ana Beatriz Machado (Bia Machado) nasceu em Poços de Caldas – MG, onde começou seus estudos em música na escola "Vivace Movimento artístico Musical" aos 11 anos de idade. Participou do coral infantil passando para o Madrigal Vivace anos mais tarde. Iniciou canto com Raquel Mantovani em 2007. Ainda pela mesma escola participou dos espetáculos "A Era de Ouro do Rádio" e "Maria, Maria", apresentando-se em várias cidades do sul de Minas Gerais e no Estado de São Paulo. Em 2009, ingressou na Unicamp como aluna de canto lírico sob a orientação de Luciano Simões até 2012, e atualmente é orientada por Ângelo Fernandes. Participou de masterclasses com Kohdo Tanaka, Professor Emérito no Japão (2010), Rubia Santos, da Universidade do Wyoming/EUA (2010), Ângela Barra, da Universidade Federal de Goiás (2011), Poliana Alves e Flávio Carvalho, da Universidade Federal de Uberlândia (2012). Em 2010 fez parte da montagem da obra "Carmina Burana" sob a regência do maestro alemão Hans-Peter Schurz, e em 2011 participou do seminário de regência coral com o mesmo maestro. Participou de seis edições do Festival de Música nas Montanhas, em Poços de Caldas, nas classes de Didática de Coro Infantil, (com Dulce Primo), Regência Coral (com Susana Cecília Igayara e Marco Antônio da Silva Ramos) e Ópera Estúdio (com Regina Elena Mesquita). No ano de 2010, participou do opera workshop com a Prof. Kathryn Hartgrove, da Georgia State University School of Music/EUA. Atualmente integra o Coro Contemporâneo de Campinas, sob a regência de Ângelo Fernandes, como coralista e solista. Com o grupo participou em 2011 do Festival Internacional de Coros em San Juan/Argentina e ganhou o primeiro lugar no concurso de coros oferecido pelo Clube Transatlântico, em São Paulo (2012). Ministra aulas de canto nas escolas “Pró Música” e “Dominante Musical”, na cidade de Campinas.

      VERA PESSAGNO BRÉSCIA – mezzosoprano

       

      A mezzo soprano Vera Pessagno Bréscia é natural de Campinas, onde desde muito cedo revelou sua vocação para o canto Lírico. Com apenas 13 anos ganhou a primeira medalha de ouro num concurso de canto na TV, interpretando trechos da opera La Traviata, de Verdi. No Brasil, formou-se em canto, educação musical e musicoterapia. No exterior, estudou em Barcelona (Espanha), opera italiana e música espanhola; e, em Havana, Cuba, Educação Musical. Cantou sob a regência de Armando Belardi, Benito Juarez, Diogo Pacheco, Hugh Ross, Massimo Pradella, Tulio Collaccioppo, Italo Izzo, Fabio Mechetti, Eleazar de Carvalho, etc. Defensora e divulgadora da obra de Carlos Gomes, é uma das fundadoras da ABAL – Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos, com sede em Campinas. Participou de várias operas no Municipal de S. Paulo como Semiramide (Rossini), La Rondine (Puccini), Colombo (Carlos Gomes), La Serva Padrona (Pergolesi), Fosca (Carlos Gomes), O Segredo de Suzana (Wolf Ferraris), Cavalleria Rusticana (Mascagni), Noite do Castelo (Carlos Gomes), L`amico Fritz (Mascagni), La Traviata (Verdi), entre outras. Em 2008 apresentou-se em Taiwan e, em novembro de 2009, em Budapeste, na Hungria. Já tem gravados 18 Cds e seu repertório é bastante eclético, incluindo a obra de Carlos Gomes, música de câmera, música popular e folclórica brasileira e de outros países. É psicóloga, com mestrado e doutorado em Psicologia da Música e Pós-graduada em Musicoterapia. Além de atividades artísticas atua como empresária e produtora cultural.

       

      A soprano Marina Gabetta atuou como protagonista no espetáculo “Evita”, de Andrew Lloyd Webber e Tim Rice, tendo como regente o maestro Edson Frederico e a direção de Victor Berbara. Esteve em cartaz por um ano no Teatro Cultura Artística, em São Paulo, com a montagem do clássico Cyrano de Bergerac, de Edmond Rostand, com a direção de Flávio Rangel, fazendo parte da companhia estável de repertório, contracenando com o reconhecido ator, Antônio Fagundes. Participou da montagem do espetáculo “100 anos de Broadway”, no Teatro Castro Mendes em Campinas. Recebeu em julho de 2007, concedida pela Câmara Municipal de Campinas, a Medalha “Carlos Gomes”, pelos relevantes serviços prestados no campo cultural e artístico do município de Campinas. Solista do renomado espetáculo piro-musical “Gênesis”, em dezembro, nos anos de 2007, 2008, 2009 e 2010. Em junho/2009, apresentou-se interpretando canções do clássico brasileiro de autores como Marcelo Tupynambá e Carlos Gomes, com a Orquestra de Câmara "Ars Musicalis," sob regência do maestro Hermes Coelho, no Teatro "Centro de Convivência de Campinas- SP. Em julho, apresentou-se no show intitulado, "Eternamente III", com o tenor César Kalau, no teatro do Colégio Dom Barreto, Campinas-SP. Ainda nesse ano foi solista convidada no Festival de Música Sacra de Campinas, pelo Coral da Arquidiocese de Campinas, sob a regência do maestro Clayton Dias, na Catedral Metropolitana, Campinas-SP. Participou do concerto comemorativo das 1000 apresentações dos “Encontros Musicais” da ABAL (Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos), interpretando canções do compositor campineiro Carlos Gomes, com a Orquestra "Ars Musicalis", sob a regência do maestro Hermes Coelho. Em outubro, apresentou-se com o tenor Khodo Tanaka em momentos da ópera "Tosca", no Centro de Ciências e Artes, Campinas-SP. Cantou no recital "Heróis e Heroínas de Gomes" nas comemorações do Mês Carlos Gomes, na Sala Carlos Gomes, Campinas-SP. Recebeu nesse ano de 2009 o troféu "Staff de Ouro", como melhor cantora erudita do ano da cidade de Campinas. Apresentou-se no Teatro Municipal de Jaguariúna, com a Filarmônica de Valinhos. Em 2012 assumiu a Diretoria Social da ABAL Campinas e participou de várias apresentações de recitais nas principais salas de concertos de Campinas e região.

       

      Ana Carolina Sacco, natural de Limeira, em sua formação como pianista teve como professores Maysa Viotto, no Conservatório Musical São José (Limeira-SP), Maria Elisa Leal Cardoso (S. Caetano do Sul-SP). Graduou-se em piano pela Unicamp, sob a orietação do Prof. Dr. Mauricy Martin. Participou de master classes com renomados professores como Caio Pagano (Brasil/ EUA), Max Barros (Brasil/ EUA), Paul Rutman (EUA), Paulo Álvares (Brasil/Alemanha), Flávio Augusto, Ksenia Nosikova (Rússia), Timothy Shafer (EUA).Vem destacando-se como solista, recitalista e camerista sendo premiada em concursos de piano e música de câmara. Foi pianista acompanhadora da classe de canto da Unicamp, além de ser requisitada com freqüência para co-repetição de cantores, regentes e instrumentistas. Participou de vários Festivais de Música, nacionais e internacionais. Solista frente às Orquestras Sinfônicas de Limeira e da Unicamp, além de participar junto à Orquestra Sinfônica de Campinas, Filarmônica de Rio Claro e Orquestra Sinfônica da Unicamp. Convidada recentemente a se apresentar junto ao violista Wilfried Strehle e o clarinetista Manfred Pries (ambos integrantes da Orquestra Filarmônica de Berlin) em recital de encerramento de Semana de Máster Class ministrados pelos mesmos oferecido pela Fundação Vitae e a Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. Dentre as salas que tem se apresentado, destacam-se: Josephine Campbell Recital Hall (North Dakota), Charles Ives Concert Hall (Connecticut), Teatro Ouro Verde (Londrina-PR), Centro de Convivência Cultural de Campinas, Teatro São Pedro, Teatro Unimep (Piracicaba-SP). Laureada com o Troféu Fumagalli 2005, como pianista, prêmio destinado aos cidadãos limeirenses que se destacam a cada ano nos mais diversos segmentos. Vem sendo orientada em Técnica Vocal pela professora Suzel Cabral, tendo estreado recentemente, no registro de soprano, em recital realizado na Igreja Presbiteriana do Jardim Guanabara (Gala Lírica).





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •