• NOTICIAS

      24/03/2014 | ABAL Campinas - Encontros Musicais

      Árias de ópera e canções em concerto da ABAL-Campinas

      Canções e árias de ópera fazem parte do programa que a ABAL Campinas oferece nesta sexta-feira, 28 de março, às 20 horas, no auditório Carlos Tontoli, da Associação Campineira de Imprensa (ACI), na rua Barreto Leme, 1479, centro, apresentando o baixo barítono Rafael Leoni e o pianista Chiquinho Costa. Um variado repertório recheado de música brasileira de Waldemar Henrique, Villa-Lobos, Carlos Gomes, Negro Spirituals e árias de ópera de Bellini, Mozart e C.M. Weber, compõem este recital dos Encontros Musicais de nº 1.108.

      O baixo barítino Rafael Leoni é natural de Campinas e iniciou sua carreira musical através do coral MECCA aos sete anos de idade. Ingressou na UNICAMP onde desenvolveu amplo repertório de canções brasileiras e lieder. Participou também de montagens de óperas como “A flauta mágica”, de W.A. Mozart, em 2008, sob a direção da professora Kathryn Hartgroove (EUA) e “Dido e Eneas”, em 2011, sob regência de Luís Otávio dos Santos, na própria universidade. Em 2010, participou da ópera “Gianni Schicchi”, durante o Festival das Montanhas, de Poços de Caldas, sob a orientação do mezzosoprano Regina Helena Mesquita. Atualmente recebe orientação da professora Niza de Castro Tank, tendo participado recentemente da montagem da ópera “A Moreninha”, de Ernest Mahle.

      José Francisco da Costa, ou Chiquinho Costa, é um dos mais requisitados pianistas correpetidores de Campinas sendo Doutor em Música pela UNICAMP. Especializado na área de acompanhamento de cantores líricos, participou de cinco edições do Festival Nacional de Canto, em Piracicaba (2002 a 2005, e em 2007), e do 25º ao 33º Festival de Música de Londrina, PR, na classe de Ópera Studio. Foi pianista assistente dos professores Niza de Castro Tank, Neyde Thomas, Inácio de Nonno, Denise Sartori, Francisco Frias, Suzel Cabral e Lenine Santos, entre outros. Pianista convidado em concertos oficiais da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Orquestra Sinfônica de São José dos Campos e da Orquestra Jovem de Campinas, UNICAMP. Em 2010 fez sua estreia internacional apresentando-se em Osaka, Japão, acompanhando o renomado tenor japonês Kohdo Tanaka, no recital dos seus 50 anos de carreira artística. Estagiou no Departamento de Música da UNICAMP como parte do Programa de Estágio Docente (PDE), sob orientação da Prof.ª Drª. Adriana Giarolla Kayama.

       

      Entrada franca. 





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •