• NOTICIAS

      21/11/2014 | Região Metropolitana de Campinas

      Conselho investirá em ações voltadas à sustentabilidade hídrica metropolitana

      Os membros do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas se reuniram nesta terça-feira (18/11) no município de Hortolândia para tratar, entre outros assuntos, sobre a crise hídrica que atinge também a RMC. Com o objetivo de contribuir de forma efetiva para a sustentabilidade hídrica da Região, o Conselho aprovou a capacitação de técnicos municipais e agentes atuantes em projetos de preservação do Meio Ambiente para desenvolver ações de recuperação de nascentes e matas ciliares.
      De acordo com a Diretora Executiva da Agemcamp, Ester Viana, o principal objetivo da capacitação é subsidiar os municípios para elaboração de diagnóstico da situação dos mananciais e nascentes na Região, contribuindo com práticas que garantam a sustentabilidade hídrica e a produção de água. Segundo o Presidente do Conselho, Fernando Fiori de Godoy, a ação foi baseada na iniciativa de Nova Odessa, que vem investindo em sustentabilidade hídrica do município, executando a revitalização e proteção de mananciais para melhorar a qualidade da água. “Este é um primeiro passo, mas que será uma grande contribuição metropolitana para preservação das nascentes, que será complementar às ações que os municípios já vêm desenvolvendo, como, por exemplo, Nova Odessa, Itatiba, Valinhos, entre outros”, afirma a Diretora Executiva da Agemcamp, Ester Viana. O curso será realizado nos dias 11 e 12 de dezembro e ministrado pelo pesquisador científico do IAC (Instituto Agronômico de Campinas), Sr. Rinaldo Calheiros.
      A reunião teve também a participação do Dr. Ricardo Tardelli, coordenador na Secretaria de Estado da Saúde do projeto regional de fortalecimento da gestão da Saúde, para esclarecer aos Prefeitos os trâmites legais e burocráticos do projeto, que será desenvolvido nos 20 municípios que compõem a RMC com recursos do BID (Baco Interamericano de Desenvolvimento), totalizando R$221 milhões.
      O Conselho também contou com a participação do Secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Dr. Edmur Mesquita e do Diretor Executivo da Agência Metropolitana da Baixada Santista - Marcelo Siqueira Bueno. A reunião foi aberta pelo anfitrião, Prefeito de Hortolândia - Antonio Meira, e presidida pelo Presidente do Conselho e Prefeito de Holambra – Fernando Fiori de Godoy, com a participação de 11 Prefeitos e representantes.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •