• NOTICIAS

      01/06/2015 | McDia Feliz

      Boldrini antecipa venda de tickets de campanha

      A partir do dia 1º de junho o Centro Infantil Boldrini antecipa a venda de tickets da 27ª campanha McDia Feliz. O Boldrini e a Casa Ronald McDonald serão os beneficiados com a campanha, que acontece no dia 29 de agosto em várias cidades da região de Campinas.  As instituições serão beneficiadas com a venda de sanduíche Big Mac (vendido separadamente ou na promoção número 1), exceto os impostos.

      A verba arrecadada com a campanha McDia Feliz será aplicada pelo Boldrini no Projeto de Implementação do Sequenciamento de Alto Desempenho para Quantificação da Doença Residual Mínima (DRM) em Leucemia Linfoide Aguda. Pelo projeto, pretende-se padronizar o uso do sequenciamento de última geração Next Generation Sequencing (NGS) para a quantificação da DRM em crianças com Leucemia Linfoide Aguda (LLA).

      A Leucemia Linfoide Aguda é o câncer mais comum da infância. Embora os protocolos de quimioterapia promovam a remissão da doença na maioria dos pacientes, 20%-25% deles têm recaída. No protocolo brasileiro de tratamento da LLA da criança, a análise DRM dos dias 15 e 35 do tratamento é usada para identificação dos grupos de risco. A DRM é medida por citometria de fluxo no dia 15 e por PCR quantitativo (RQ-PCR) dos genes Ig e TCR no dia 35. Apesar do RQ-PCR ser altamente sensível, é também trabalhoso e demanda expertise em biologia molecular. Esses métodos são caros, exigem muita experiência técnica e demandam análise imediata (citometria) ou demorada das amostras (PCR), dificultando o uso em abrangência nacional.

      "Somente o Boldrini implantou esse método de análise da DRM no dia 35, oferecendo-o de forma rotineira a cerca de 60 crianças por ano (2% dos pacientes pediátricos com LLA no Brasil). O projeto pretende padronizar o sequenciamento por NGS para detecção e quantificação da DRM, que oferece menor custo, é menos trabalhoso e apresenta resultados muito rápido. Assim, podemos sequenciar os mesmos genes Ig e TCR, usados no PCR, para enumerar a quantidade de células leucêmicas residuais", afirma o pesquisador José Andrés Yunes.

      Segundo o doutor Andrés, a expectativa é de que o NGS possa superar os atuais métodos de quantificação da DRM em sensibilidade, custo, escalabilidade e possibilidade de automação. A implantação do NGS em nosso meio será o primeiro passo para que o Grupo Cooperativo Brasileiro para Tratamento da Leucemia Infantil (GBTLI) possa oferecer o exame molecular da DRM a todas as crianças com LLA do Brasil.

      Os interessados em adquirir antecipadamente os tickets podem entrar em contato pelo telefone: (19) 3787-5115. O valor de cada ticket é de 13,50 reais.
       

      BOLDRINI

      O Centro Infantil Boldrini há 37 anos atua no cuidado de crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas. Atualmente, o Boldrini trata cerca de 10 mil pacientes de diversas cidades brasileiras e alguns de países da América Latina, a maioria (80%) pelo SUS. É considerado um dos centros mais avançados do país, que reúne alta tecnologia em diagnóstico e tratamento especializado, com índice de cura de 70% a 80% em alguns tipos de câncer.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •