• NOTICIAS

      17/11/2015 | ABAL - Recital no CCLA dia 20/11 as 20h

      Mayra Terziann, soprano; Kohdo Tanaka, tenor; José Luiz Águedo-Silva, barítono; Volnei Dos Santos, baixo-barítono; Chiquinho Costa, pianista

      Na sua “Tosca”, Puccini exerceu até o ponto mais alto sua inclinação para produzir óperas de grande efeito teatral. Trabalhou um enredo que tinha os ingredientes certos, como a solidariedade nobre do pintor Cavaradossi, o ciúme apaixonado da cantora lírica Floria Tosca e a lascívia e crueldade do chefe de Polícia Scarpia, construindo um trio dos mais memoráveis da história da ópera. Para apresentar trechos escolhidos dessa obra de Puccini, a ABAL Campinas convidou o tenor japonês Kohdo Tanaka, atualmente em visita a Campinas, que já interpretou dezenas de vezes, no palco operístico de vários países asiáticos, o atormentado Cavaradossi, a soprano paulista Mayra Terziann e o barítono santista, José Luiz Águedo-Silva. Os papeis do Sacristão (Il Sagrestano) e do fugitivo Angelotti serão realizados pelo baixo-barítono Volnei Dos Santos e pelo tenor Alcides Acosta. Ao piano e direção artística, Chiquinho Costa. O recital acontece nesta sexta-feira, 20/11, às 20 horas, no palco do Centro de Ciências, Letras e Artes (rua Bernardino de Campos, 989, Centro), com entrada franca.

       

      O internacional tenor Kohdo Tanaka é graduado em Música pela Universidade Nacional de Shimane. Em 1968 se apresentou na União Soviética e na Europa Oriental. Entre os anos de 1970 e 1973 foi bolsista do Conservatório Nacional de Música G. Verdi, de Milão, Itália. Em 1978, participou do Seminário Internacional de Ópera, com Mario del Mônaco, o grande tenor do século. E, entre 1986 e 1987, foi bolsista do Instituto Nacional de Treinamento de Ópera de “Carlo Coccia”. Já se apresentou nas óperas Cavalleria Rusticana, I Pagliacci, Carmen, Ernani, Ainda, La Forza del Destino, Madama Butterfly, Tosca, La Bohème, Manon Lescaut, entre outras. Em 2010, realizou o “Recital Comemorativo do Jubileu de Ouro 50 anos do Tenor Kohdo Tanaka”, repetido 36 vezes no Japão e no Brasil.

      Recebeu os seguintes prêmios: Prêmio Cultural “Mina de Prata Iwami” (Patrimônio Mundial), Prêmio Artístico da Itália, Prêmio Artístico da Prefeitura da cidade de Miami, Prêmio da Secretaria Geral de Cultura da cidade de Assunção, Medalha Carlos Gomes, Prêmio musical da Comemoração do Centenário de Imigração Japonesa ao Brasil, Prêmio da Prefeitura da cidade de Salto, dentre os 72 prêmios internacionais recebidos. Gravou 7 CDs e realizou 605 apresentações internacionais, sendo no total, aproximadamente, 2000 apresentações nacionais e internacionais. É atualmente Embaixador da Amizade da Província de Shimane, Conselheiro Consultivo de Associação “Kinki Shimane kenjinkai”, Jurado da Competição Vocal da Itália-Japão, Professor de Música Vocal de Pós-Graduação da Universidade de Arte de Osaka (Aposentado). Na China é Embaixador da Cultura da Cidade Handan, Vice Presidente do programa “China Internacional de Música Vocal e Instituição de Pesquisa de Arte”, Professor Emérito do Conservatório de Música de Tianjin, Professor Emérito da Universidade Minzu da China, Professor visitante da Universidade do Noroeste, Universidade do Sudoeste, Universidade do Sul da China, dentre um total de 20 universidades. No Brasil, em Campinas é membro da Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos (ABAL) e integrou o júri de várias edições do Concurso Estímulo para Cantores de Ópera, realização anual do Centro de Ciências, Letras e Artes e Secretaria Municipal de Cultura.

      Mayra Terziann, soprano, é Bacharel em Canto Lírico formada em 2007 pelo Instituto de Artes da Unesp, em São Paulo, tendo como professora a soprano Martha Herr. Realizou aulas de canto lírico entre 2001 e 2004 com o barítono e professor Eli Soares e com Fernanda Martins, de 2004 até 2010. Participou nas Oficinas de Música de Curitiba, nas classes de técnica vocal de ópera em de 2004 a 2007, tendo como professores a célebre soprano Neyde Thomas e o barítono Rio Novello. Em 2007, cursou música barroca com a profª Marília Vargas e Ópera Estúdio, com o diretor Carlos Harmuch; aulas de violão popular e clássico, e de canto coral, com Nilo Sérgio Sanchez, de 1998 a 2003.

      Curso de Teatro no Liceu Pasteur, de 2001 até 2002, com o professor Aldo Monteiro, apresentando a peça “La Leçon”, de Ionesco, no papel da Professora. Atuou em diversas produções operísticas como assistente de direção teatral, integra o elenco de solistas do Theatro São Pedro, de S. Paulo, onde tem participado de recitais e diversas óperas.


      O barítono José Luiz Águedo-Silva nasceu em Santos-SP e reside em Itatiba-SP. Estuda canto lírico com o tenor André Minutti. De 2002 a 2010, cursou Ópera Estúdio com a pianista e maestrina Vânia Pajares e com o barítono Luciano Simões-Silva, (UNICAMP). Seu repertório é formado por obras de compositores belcantistas e óperas raras. Apresentou-se em diversos recitais e eventos em Campinas e região, e tem se dedicado também à composição. Participou, dentre outros espetáculos, da peça Cenas Gomesianas, na qual interpretou o Maestro Antonio Carlos Gomes, e das cortinas líricas de Il Guarany (em 2010, como D. Antonio de Mariz) e da A Noite do Castello (em 2011, como Raymundo), bem como da ópera Il Matrimonio Segreto, de Cimarosa, no papel de Geronimo. Recebeu a Medalha Carlos Gomes, outorgada pela Câmara Municipal de Campinas. Entre 2011 e 2013 integrou o Collegium Vocale Campinas, regido por Akira Kawamoto. Sua formação acadêmica se deu na área de Humanas. sendo Bacharel e Licenciado em Letras pela UNICAMP, e Mestre em Teoria e História Literária pela mesma Universidade. Escritor e poeta, é membro da AEPTI (Associação dos Escritores, Pintores, Poetas e Trovadores de Itatiba), de cujas antologias anuais participa desde 1998 com textos e poemas os mais diversos.        

      A ação de Tosca, de Giacomo Puccini, passa-se em Roma, em 17 e 18 de junho de 1800. Mario Cavaradossi pinta Maria Madalena na Igreja de Sant’Andrea della Valle. É o amante da cantora Floria Tosca. Na igreja esconde-se, com a ajuda de Cavaradossi, Cesare Angelotti, um preso político republicano em fuga do Castel Sant’Angelo. A fuga é descoberta e Scarpia, o chefe da polícia, procura o fugitivo na igreja, onde encontra Tosca. Na sua residência, no Palazzo Farnese, Scarpia chama Tosca, prende e tortura Cavaradossi. Para acabar com a tortura do amante, Tosca revela o esconderijo de Angelotti. Cavaradossi sente-se traído e Scarpia manda executá-lo depois de ser conhecida uma notícia de vitória republicana. Tosca promete entregar-se a Scarpia, pagando o preço da salvação de Cavaradossi. Scarpia dá instruções para que a execução de Cavaradossi seja apenas uma encenação. Tosca pede-lhe que passe um salvo conduto para sairem de Roma. Quando Scarpia se aproxima para a tomar nos braços, apunhala-o mortalmente. Tosca, no Castel Sant’Angelo onde Cavaradossi aguarda a execução, diz-lhe que esta será fingida, mas que ele deverá fingir-se de morto. Planejam a fuga, mas a execução é real. Quando Tosca se aproxima fica horrorizada ao verificar que Cavaradossi está morto. É descoberto o assassínio de Scarpia e, antes de ser presa, Tosca liberta-se pela morte, saltando dos muros do Castelo de Santo Angelo.

       

      Entrada franca.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •