• NOTICIAS

      08/11/2017 | ABAL CAmpinas - Encontros Musicais


      Recital estrelado com Laura Duarte e convidados

      Laura Duarte, Felipe Moreira, Laiana Oliveira, Fernando Ribeiro e José Francisco da Costa

      Na próxima sexta-feira, 10/11, às 20 horas, no palco do CCLA (rua Bernardino de Campos, 989, Centro – Tel. 3231-2567), a ABAL Campinas apresenta mais um recital da série "Encontros Musicais", o de n⁰ 1.184, com a participação da premiada soprano Laura Duarte, finalista em 2016 do programa Prelúdio, da TV Cultura de S. Paulo, e seus convidados, o tenor Felipe Moreira, a mezzo-soprano Laiana Lopes de Oliveira e o barítono Fernando Ribeiro, mais o pianista José Francisco da Costa. Na ocasião, os intérpretes percorrerão um selecionado repertório de árias de ópera, antecedido de canções de Carlos Gomes, como Quem sabe!?! e Realtá; Babi de Oliveira - Canção para teus olhos; F.P. Tosti – Pour un baiser e G. Verdi, Non t"accostare all"urna. As peças operísticas neste recital são as seguintes: W. A. Mozart – Così fan tutte – Smanie implacabile; U. Giordano – Fedora – Amor ti vieta; V. Bellini – I Capuleti e I Montecchi - Sì, fuggir... a noi non resta, (dueto com Laiana e Laura); Antonio Sacchini – Oedipe a Colone – Mon Fils, tu ne les plus... Elle à ma prodiguè; W. A. Mozart – Idomeneo - Non ho colpa; G. Verdi – Rigoletto – Caro Nome e, de La Traviata, Un dì Felice (dueto com Felipe e Laura).

       

      Laura Duarte, soprano, é graduada em canto lírico pela UNICAMP na classe da profª  draª Adriana Kayama. Teve também orientação do barítono Inácio de Nonno e do tenor Lenine Santos. Participou de masterclasses com Marília Vargas, Bartira Bilego e Luciano Simões. Em 2011, foi bolsista do festival La Musica Lirica, na Itália, onde trabalhou com o mezzosoprano Kathryn Hartgrove e participou de masterclasses com o tenor Robert Breault e o maestro Joseph Rescigno, além de cantar na montagem da ópera Don Bucefalo, de A. Cagnoni. Integrou o NUO (núcleo universitário de ópera) durante os anos de 2010 e 2011. Participou também do Coro Contemporâneo de Campinas, sob regência de Ângelo Fernandes, tendo sido solista na Missa Lord Nelson,  de J. Haydn, e no Stabat Mater, de G. Pergolesi.  Em 2010, foi a terceira colocada no Bauru Atlanta Competition, em Bauru-SP. Em 2010 e 2011 foi finalista no Concurso Estímulo para Cantores Líricos, da Secretaria de Cultura e Centro de Ciências, Letras e Artes, de Campinas, competição que venceu em 2013 como Melhor Intérprete de Ópera de Carlos Gomes. Atualmente recebe orientação do tenor Paulo Mandarino, em S. Paulo, e integra o Coral Jovem do Estado de SP e do Ópera Estúdio, do Theatro Municipal de São Paulo.

       

      O barítono Fernando Ribeiro iniciou seus estudos em 2001 na ULM Tom Jobim (atual EMESP). Na USP, foi orientado por Francisco Campos Neto e Ricardo Ballestero. Desde 1998 desenvolve intenso trabalho em canto coral, exercendo funções de coralista, monitor de naipe, preparador vocal e regente. Como solista vem se apresentando em montagens de ópera universitárias. Entre os grupos com os quais atuou destacam-se o Coral do Estado de São Paulo, CoralUSP, Voz Ativa Madrigal, Núcleo Universitário de Ópera, Coral Lírico Paulista e Coro Luther King. Em novembro de 2011 foi convidado a estrear a peça Shizuka, de Marcos Nogueira, num concerto em benefício às vítimas do tsunami no Japão. Em 2012 participou do Corso Internazionali de Alto Perfezionamento Musicale em Santa Margherita Ligure, Itália, onde estudou com o barítono Davide Rocca. Desde 2014 é professor no Programa Guri Santa Marcelina.

       

      A mezzo-soprano Laiana Lopes de Oliveira é compositora, aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Música, na área Música:Teoria, Criação e Prática do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), orientada pela Profa. Dra. Denise Garcia. Cursou mestrado em música na mesma instituição entre os anos de 2012 e 2014, tendo sido bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Entre 2006 e 2010 cursou o bacharelado em composição Musical pela Emac - UFG, tendo como professores Anselmo Guerra, Estércio Marques e Günter Bauer. Foi organizadora do projeto Som de minuto em 2009, coordenadora geral do VIII ENCUN - Encontro Nacional de Compositores Universitários em 2010, e gerente da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás em 2010 e 2011.

       

      Entrada franca.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •