• NOTICIAS

      20/12/2017 | Balé "O Quebra-Nozes"

              Balé "O Quebra-Nozes" terá apresentação no Teatro Castro Mendes, em Campinas

                             A temporada 2017 do balé "O Quebra-Nozes" está de volta a Campinas. Os projetos sociais Dança e Cidadania e Companhia de Dança de Campinas, coordenados por Lúcia Teixeira farão apresentações do espetáculo dias 21 e 22 de dezembro, no Teatro Castro Mendes. A novidade este ano é a contratação do intérprete de libras Maurício Gut, que acompanhará o espetáculo.

              Com isso, crianças pessoas com deficiência auditiva poderão acompanhar e entender toda a apresentação. Antes de começar o espetáculo também haverá a leitura de um resumo da história, para que crianças com deficiência visual possam compreender o contexto de "O Quebra-Nozes". Foram convidadas ainda crianças abrigadas e idosos. Queremos que todos se sintam incluídos em uma apresentação cultural, e vejam que existem possibilidades de participarem cada vez mais de eventos artísticos. "Este é mais um passo importante para o processo de inclusão social e nós estamos nos antecipando a uma exigência da lei" disse Lucia.

              Ao todo, 180 crianças e jovens dos projetos sociais subirão ao palco e participarão do espetáculo. Este ano, o espetáculo conta com a participação especial do bailarino Fernando Palma, no papel do príncipe Quebra-Nozes.  "Estamos muito felizes em poder apresentar ao público de duas cidades um clássico tão importante como este.", disse Lucia.

              "O Quebra-Nozes" é um conto natalino de Piotr Ilyich Tchaikovsky que retrata uma festa de Natal da alta burguesia, na qual a pequena Clara recebe um quebra-nozes em forma de boneco como presente. Depois da festa, ela adormece e sonha que ratos estão invadindo o salão. O boneco ganha vida e ataca os ratos, comandando um exército de soldadinhos de chumbo. A partir deste ponto da história, Clara e o Quebra-Nozes vivem diversas aventuras. Na manhã seguinte ela acorda e vê que foi tudo não passou de um sonho.

              Os projetos sociais comandados por Lucia Teixeira colecionam trajetórias de sucesso de seus bailarinos, que tiveram a oportunidade de conhecer a dança clássica ainda crianças. Vários jovens conquistaram uma carreira profissional com a bagagem que adquiriram com o trabalho de Lucia Teixeira.

              O bailarino Jonathan Rodrigues foi contratado pela South African Ballet Theatre, e foi o Primeiro Bailarino da Cia. Atualmente ele é solista na Finnish National Opera ans Ballet em Helsinque, Finlândia.  Outros dois outros bailarinos estão na Alemanha. Filipe Frederico, na Deutsche Oper am Rhein em Dusseldorf e William Lima no Palast- Berlin.
             

              Raio X do Projeto Dança e Cidadania

              Itajubá – 50 bailarinos – ano de fundação 2016

              Mogi Guaçu – 100 bailarinos – ano de fundação 2004

              Campinas – 200 bailarinos – ano de fundação 1998

              Projeto Dança e Cidadania

              Atende crianças iniciantes com idade de 7 a 12 anos, alunas de escolas da rede pública e entidades assistenciais nas cidades de Campinas, Mogi Guaçu e Itajubá. O projeto Dança e Cidadania foi aprovado pelo Ministério da Cultura em 1998, com incentivo da lei Rouanet, que permite à empresa patrocinadora abater 100% do valor doado no Imposto de Renda. Segundo Lucia Teixeira, foi necessário realizar exames de seleção entre as crianças devido à grande procura pelo curso

              Companhia de Dança de Campinas

              Este projeto tem como objetivo preparar alunos para futura profissionalização. São 25 vagas por ano. Ele foi criado em 2004 pela bailarina Lucia Teixeira e surgiu diante da necessidade de encaminhar jovens bailarinos talentosos e criar uma Companhia de Dança de Campinas.  Muitos começaram a dançar com a ajuda de Lucia, em projetos sociais pilotos criados pela bailarina. O projeto é patrocinado pelo Grupo Mahle, Stoller e Matera, através de incentivo da Lei Rouanet.

              Ficha Técnica

              Príncipe Quebra-Nozes: Fernando Palma

              Clara criança: Larissa Coelho ou Nathalia Correa

              Clara adulta: Andressa Arruda ou Lara Magossi

              Padrinho da Clara: Ivan Lima

              Cenografia: José Roveratto

              Iluminação: Mirella Brandi

              Figurino: Hugo Marinelli, Elisete Spadaccia e Gláucia Pisciotta

              Direção Artística: Rosana Presente

              Direção Geral: Lucia Teixeira
              

              Serviço  CAMPINAS

              Espetáculo O Quebra-Nozes

              Data: 21 de dezembro e 22 de dezembro de 2017

              Horário– 20h

              Local: Teatro José Castro Mendes

              Endereço: Rua Conselheiro Gomide, 62 - Campinas

              Entrada: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)

              Patrocinadores: Mahle, Stoller e Matera





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •