• NOTICIAS

      30/08/2019 | Programa Empreenda Rápido

      Campinas recebe pela primeira vez o Programa Empreenda Rápido

      O mutirão reunirá diversas entidades e promete ajudar pessoas com potencial empreendedor a abrir ou ampliar o seu negócio, ao oportunizar serviços gratuitos de orientação, capacitação, formalização e crédito a juro zero em um só local; Evento será também uma oportunidade para quem está em busca de vaga de emprego se cadastrar em cursos de qualificação gratuitos

      O Programa Empreenda Rápido, lançado em julho pelo Governo do Estado de São Paulo, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), chega pela primeira a vez a Campinas, no próximo dia 3 de setembro, das 9h às 17h, na área central da cidade. Em parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, e com apoio da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), a iniciativa, no formato de um mutirão de serviços, oferecerá gratuitamente tudo o que o empreendedor precisa para abrir ou ampliar o seu negócio, reunindo toda uma rede de fomento ao empreendedorismo.

      Na programação do evento os empreendedores formais e informais encontrarão serviços tais como: análises de crédito (consulta de CPF/CNPJ), cursos e palestras voltados à qualificação, gestão, finanças, Cadastro Positivo, marketing, e educação financeira, apresentados por especialistas em cada tema, oferecidos pelo SEBRAE, ACIC, Casa do Empreendedor, Setor de Qualificação do Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT) e Programa Primeiro Emprego Aprendiz Campinas, os três últimos serviços vinculados à Secretaria Municipal de Trabalho e Renda. As inscrições para os cursos, palestras e orientações podem ser realizadas na hora ou pelo link: https://www.sympla.com.br/lancamento-do-programa-empreenda-rapido-em-campinas__623231

      "Estamos no estado mais empreendedor do Brasil e, com as crises, podemos criar oportunidades. O objetivo do Empreenda Rápido é promover o empreendedorismo e dar condições de trabalho para todos, oferecendo linhas de crédito com a menor taxa de juros entre as instituições financeiras do país. Queremos que São Paulo seja protagonista deste novo modelo de estado empreendedor", afirmou a Secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen da Silva.

      Pessoas físicas e jurídicas terão opções de crédito com as melhores taxas de juros do mercado. Estão confirmadas as participações de oito agentes financeiros, dentre os quais a Cooperativa de Crédito Sicoob Paulista, Desenvolve SP, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Bradesco, Santander e, ainda, o Banco do Povo, que opera com a menor taxa de juros entre as instituições financeiras do país, a 0,35% ao mês.

      Para quem deseja sair da informalidade e tornar-se Microempreendedor Individual (MEI), o SEBRAE oferecerá todo suporte. O empreendedor poderá começar a montar o plano de negócios na hora e sairá do evento com a análise documental e o plano aprovado, restando apenas realizar a capacitação obrigatória de 20 horas, para obter acesso ao crédito do SEBRAE, de até R$ 10 mil, com juro zero.


      De acordo com o gerente regional do Sebrae-SP em Campinas Nilcio Freitas, o objetivo da ação é fomentar cada vez mais o empreendedorismo da cidade, mostrando que o ato de empreender é para todos: "Essa será uma grande oportunidade para os empreendedores e potenciais empreendedores de Campinas encontrarem muitos serviços em apenas um lugar. Capacitações, palestras, orientações com acesso à crédito, como o Juro Zero, além de formalização de empresas, regularização, emissão do DAS, bem como tantos outros serviços ao MEI de forma gratuita".
       

      O evento será também uma oportunidade para quem está em busca de qualificação profissional. Por meio do Setor de Qualificação Profissional do CPAT, o público poderá realizar cadastro para participar de cursos gratuitos nas áreas de: hotelaria, comércio, indústria, alimentação, moda, beleza e empreendedorismo.

      Uma equipe do Programa Primeiro Emprego Aprendiz Campinas, da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, estará presente no evento para orientar empresários e profissionais de RH que queiram conhecer o projeto e jovens, entre 14 e 22 anos, que buscam oportunidades de emprego conforme as regras da Lei de Aprendizagem. Os jovens são encaminhados para seleção conforme as oportunidades oferecidas pelas empresas no cadastro do Sistema Nacional de Emprego (SINE) municipal. O programa oferece formação teórica em parceria com entidades formadoras como o Senac e o Ceprocamp, escola técnica mantida pela Fundação Municipal para Educação Comunitária (FUMEC).

      "O empreendedorismo é condição primordial para o crescimento de um país. Temos de incentivar sempre as pessoas que queiram empreender. Neste sentido, destaco a iniciativa da nossa administração, em parceria com o SEBRAE, de implantar aulas de empreendedorismo nas escolas municipais de Campinas. É um investimento que vale muito a pena", disse o prefeito de Campinas, Jonas Donizette.

      Para o secretário de Trabalho e Renda de Campinas, Luis Yabiku, as transformações observadas no mercado de trabalho, influenciadas pelas modernas tecnologias inseridas na vida da sociedade e novas culturas organizacionais, indicam que o empreendedorismo deve ganhar cada vez mais espaço e consolidar-se como instrumento de geração de emprego e renda. "Este evento é uma sinalização clara de uma política pública que valoriza a criatividade, o fomento aos negócios, a capacitação técnica e negocial e o incentivo massivo em recursos financeiros para alavancar a economia de forma planejada e sustentada. É com este espírito que iremos ao Largo do Rosário no dia 3, numa ação inédita e transformadora", avaliou Yabiku.

      Uma megaestrutura será montada no Largo do Rosário para atender à população, com tendas, quatro vans do SEBRAE Móvel e uma carreta do programa Via Rápida. O público passará por uma triagem e posteriormente, será encaminhado para as atividades gratuitas realizadas no local, e também na sede da ACIC, à Rua José Paulino, 1111.

      De acordo com Adriana Flosi, presidente da ACIC, Campinas é uma potência econômica no interior do Estado, com grande capacidade geradora de empregos e negócios. "Esse evento é uma oportunidade única para todos aqueles que querem empreender e prosperar na cidade de maneira sustentável e qualificada. É mister a união das diferentes esferas poder público e das entidades representativas dos setores produtivos com a finalidade de alavancar o empreendedorismo, a produtividade e a competitividade das empresas e empreendedores de Campinas e região", reiterou Adriana.

      O programa será realizado nas 16 regionais e já passou pelas cidades de São José dos Campos, Guaratinguetá e Sorocaba, além da Capital.

      Sobre o programa Empreenda Rápido

      O Empreenda Rápido é um programa do Governo de SP, em parceria com o SEBRAE, que tem como objetivo facilitar a vida do empreendedor e oferecer tudo o que ele necessita para abrir ou ampliar ou seu negócio em um só lugar, reunindo pela primeira vez toda a rede de fomento ao empreendedorismo do Estado.

      Sobre o Banco do Povo

      É o programa de microcrédito produtivo desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico e a criação de oportunidades. Com a menor taxa de juros entre as instituições financeiras do país, a 0,35% ao mês, o programa credita valores para capital de giro e investimento fixo, como a aquisição de mercadorias em geral, matérias-primas, máquinas, ferramentas, equipamentos, veículos e até mesmo itens para publicidade e divulgação do empreendimento.

       

      PROGRAMAÇÃO GRATUITA

      Local: Tenda Central

      Palestras SEBRAE

      Horário:

      9h - 10 coisas que você precisa saber antes de abrir um negócio

      9h45 - Tudo que você precisa saber sobre o Juro Zero

      10h30 - 10 dicas para seu negócio bombar nas redes sociais

      11h15 - Tudo que você precisa saber sobre o Juro Zero

      12h - 10 dicas para se relacionar com um cliente e impulsionar as vendas

      12h45 - Tudo que você precisa saber sobre o Juro Zero

      13h30 - 10 dicas para o uso crédito consciente

      14h15 - Tudo que você precisa saber sobre o Juro Zero

      15h - 10 dicas para seu negócio bombar nas redes sociais

      15h45 - Tudo que você precisa saber sobre o Juro Zero

      16h30 - 10 coisas que você precisa saber antes de abrir um negócio

       

      Atendimentos a pessoas físicas e jurídicas, formalização de empresas e orientações temáticas com especialistas (SEBRAE):

      Horário: das 9h às 17h

      Local: SEBRAE Móvel 1 - Atendimento Serviços do MEI (com impressão)

      Local: SEBRAE Móvel 2 - Orientações – Finanças

      Local: SEBRAE Móvel 3 - Orientações – Marketing

      Local: SEBRAE Móvel 4 - Orientações gerais

       

      Serviços oferecidos pela ACIC

      Análise de crédito gratuita (consulta de CPF/CNPJ)

      Orientações sobre empreendedorismo

      Assessoria contábil

      Local: Tenda ACIC

      Horário: das 9h às 17h

      Cursos rápidos de qualificação

      Local: Sede ACIC (Rua José Paulino, 1.111)

      Horários:

      14h - Como criar uma política de análise de crédito e cobrança

      15h - Como interpretar relatórios de avaliação de crédito

      16h - Como recuperar clientes inadimplentes

      17h - Cadastro positivo e as mudanças na políticas de concessão de crédito

       

      Serviços oferecidos pela Casa do Empreendedor

      Local: Tenda Casa do Empreendedor

      Horário: das 9h às 17h

      Formalização/Abertura de MEI

      Alteração de dados cadastrais

      Emissão de boleto

      Impressão de Cartão de CNPJ

      Certificado CCMEI

      Verificação de enquadramento no MEI

      Inclusão do pagamento no débito automático

      Declaração de Rendimento Anual

      Emissão de 2ª via da Declaração de Rendimento Anual

      Impressão de Inscrição Estadual/Municipal

      Orientação e informações MEI

      Parcelamento de débito

      Orientação de preenchimento de relatório

      Relatório Mensal

      Simulação de parcelamento – levantamento de débito

      Baixa de CNPJ

      Orientação e informações sobre NF

       

      Serviços oferecidos pelo Setor de Qualificação do CPAT e Programa Primeiro Emprego Aprendiz Campinas

      Local: Tenda ACIC

      Horário: das 9h às 17h

      Orientações e cadastro por área de interesse para os cursos oferecidos



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •